Afinal a vida foi,é...e será sempre um desafio na sequência sólida de percorrer caminhos que se ajustem à reflexão equilibrada e tolerante, onde os projetos nunca acabem, e se definam cada vez mais naquilo que queremos ser, e não no que os outros querem que nós sejamos...
Perceber que refletir e concluir são atos que não podem estar confinados apenas ao reflexo daquilo que experimentamos sozinhos, ou obcecadamente vemos nos outros,caindo assim na tentação de criar verdades absolutas agarradas a pressupostos com falta de equilíbrio identificativo da nossa própria vontade...
Não podemos nem devemos querer para os outros aquilo que foram momentos nossos,e ajustados apenas e só para nós próprios...
Fazer crescer é educar e tentar ser amigo,é procurar limar com valores acrescentados os passos próprios de uma imaturidade pela qual quando jovens naturalmente passamos,e ou se está bem atento,ou então ficamos apenas por nossa conta,e isso pode ser muito perigoso...
Sinto sinceramente que os "meus" me olham com a admiração de quem foi livre de escolher o seu próprio caminho,com responsabilidade e dispensando cópias comportamentais,mas entendendo que a partir de uma "base experimentada" também podemos ramificar genuinamente o nosso próprio"eu"...
Só se vive uma vez,e tirar originalidade a um ser,é limitar as emoções que estavam reservadas para cada um,e isso eu penso que não é justo...

Custódio Cruz

Aprender com a nossa sombra,e fixar os olhos em outras...

Aprender com a nossa sombra,e fixar os olhos em outras...
"...No dia em que me silenciarem a voz,não me apagarão os gestos,no dia em que me aniquilarem os gestos,nunca farão esquecer os meus sentimentos..." CustCruz

domingo, 31 de janeiro de 2010

Ó Dr.Ataíde...e depois o burro sou eu?...



Nem só de dizer bem vive o
mundo...
Até queria "fazer de conta..." que é mesmo só impressão minha esta coisa das "eventuais coincidências",ou então,é mesmo insuficiente prestação de um serviço autárquico que se queria devidamente rigoroso,que honrasse e fosse sensível,e não surgi-se desfasado da lógica democrática que se impõe no tratamento do cidadão comum...
Há dias aludi aqui à dignidade manifestada hoje em dia na "disposição física"das reuniões de câmara,e isto no que diz respeito para com aqueles que elegem os políticos e lhes dão a responsabilidade de nos governarem a todos, e assim se pressupõe sem excepções de qualquer espécie...
Mais feliz fiquei,quando soube que agora o cidadão para apresentar "os seus problemas nesta reunião periódica,já não fica à espera até ao final,e por isso é logo ouvido no principio...
Entrego esta vitória de cidadania democrática a todos aqueles que como eu" por exemplo,não tiveram medo de manifestar a sua opinião publicamente,procurando alterar "algo" que estava profundamente desconexo na postura correcta para com um regime vigente neste cantinho à beira-mar plantado...
Mas também e porque não me custa ser diferente dos demais que por aí apregoam sensatez e verdade moral nas suas "opiniões coloridas",tiro "o meu chapéu" ao sentido de tolerância e capacidade democrática do elenco liderado pelo senhor Dr.João Ataíde, aliás como o farei com qualquer um que saiba ouvir e decidir na forma e acerto democrático conveniente,e em consonância saiba agir em conformidade com o desejo da razão mais ajustada à maioria.
Até aqui,soava bem este texto de um leigo à acção do executivo camarário,mas também já se antevia  que por aqui iria florescer uma no cravo outra ferradura...
Desculpem lá doutores,é que na ultima quarta-feira e até parece que andei numa autêntica caça às bruxas,mas acreditem que não,fui à câmara pagar a minha "barraca" do mercado,e lembrei-me de fazer uma pergunta na sala onde funciona o atendimento ao munícipe,enfim,a tal pergunta não interessa por "agora"para aqui,e o que interessa mesmo foi aquilo que vi e senti naquele triste dia para "um cidadão" que gostava que as coisas funcionassem bem,e se deparou com um triste cenário onde serviços de atendimento funcionavam sem um mínimo de condições que se pudesse considerar aceitável numa imagem prudente do tal rigor que moralize a acção de governação do que quer que seja...
Que vergonha,quando entrei até me assustei,paredes com a cal a cair ,candeeiros descarnados,e a mesmíssima disposição""organizativa" de uma sala que pelo menos pela tal "questão de imagem", deveria ter mudado 360 graus em bem estar e aparência,e em consonância com "uma cara"que se deseja mudada, até por força de uma câmara que foi votada para mudar mesmo..

(...Meu Deus...será que a minha mãezinha não tinha razão quando mesmo em dificuldades financeiras nunca deixava de cuidar da imagem da casa,dos seus filhos e da família como um sinal de dignidade e esperança para o futuro?)

Estamos a falar de cal,candeeiros descarnados,e no mínimo numa mudança de móveis...
Fiz-me entender?...
À tarde,e até porque recebi em minha casa um convite emanado da "Câmara Municipal" e personalizado no "seu Presidente" para assistir à inauguração de uma exposição fotográfica de um jovem(Pedro Cruz da Cova-Gala)que é uma autêntica revelação na matéria,e me desloquei-me ao Núcleo Museológico de Buarcos de forma pontual,sei lá até podia ser que conseguisse ficar em algum registo fotográfico na imprensa local,por exemplo com o vereador da cultura por perto,e que agora até tem aquele visual "prá-fretex"de barba russa e bravia e numa postura académica própria mesmo de um vereador das" letras bem ditas",ou então quiçá, ser bom para melhorar a minha imagem de gajo pró estranho, e que como me disse um dia Aprígio Santos,"garreia"com toda a gente e por isso não tem futuro...
Pois,tou a ver...
Apareceu um mar de gente anónima,a imprensa local em peso,os amigos e admiradores e outros que nem conhecia,agora da câmara que eu visse pelo menos à hora marcada,bom,não vi ninguém,nem mesmo que em representação se associasse a um evento de uma  tremenda revelação da arte de fotografar..." da nossa terra...
Então é assim que se tratam os jovens talentos de corpo e alma figueirenses?
Quem falhou ou falha a torto e a direito,e por isso lesa sistemáticamente a imagem de um executivo que quer ser diferente para melhor?...
Ó Dr.Ataíde,das duas uma,ou quem escolheu para o acompanhar é incompetente,ou a máquina autárquica continua a meter água por todos os lados...
Ou então ainda,será que o senhor assume estes "pequenos desfasamento"de imagem publica?...
Caro Presidente,foi por estas e por outras que o Eng.Duarte Silva se "lixou",por deixar o barco navegar sem "homem de leme",e sabe que mais?
Até parece que este meu longo texto é mesmo apenas longo e não diz nada,mas se fosse a si reflectia sobre ele...
Sabe,são de pequenas coisas se mostra a consistência de uma governação,e ou muito me engano,é preciso muito coragem para que a máquina autárquica seja objecto da substituição de determinadas peças que parecem estar ao serviço de todos,mas na prática funcionam de uma forma "muito suspeita"... 
Ó Dr. Ataíde,como diria o brasileiro que agora anda pelas arábias,será que o Burro sou eu?...