Afinal a vida foi,é...e será sempre um desafio na sequência sólida de percorrer caminhos que se ajustem à reflexão equilibrada e tolerante, onde os projetos nunca acabem, e se definam cada vez mais naquilo que queremos ser, e não no que os outros querem que nós sejamos...
Perceber que refletir e concluir são atos que não podem estar confinados apenas ao reflexo daquilo que experimentamos sozinhos, ou obcecadamente vemos nos outros,caindo assim na tentação de criar verdades absolutas agarradas a pressupostos com falta de equilíbrio identificativo da nossa própria vontade...
Não podemos nem devemos querer para os outros aquilo que foram momentos nossos,e ajustados apenas e só para nós próprios...
Fazer crescer é educar e tentar ser amigo,é procurar limar com valores acrescentados os passos próprios de uma imaturidade pela qual quando jovens naturalmente passamos,e ou se está bem atento,ou então ficamos apenas por nossa conta,e isso pode ser muito perigoso...
Sinto sinceramente que os "meus" me olham com a admiração de quem foi livre de escolher o seu próprio caminho,com responsabilidade e dispensando cópias comportamentais,mas entendendo que a partir de uma "base experimentada" também podemos ramificar genuinamente o nosso próprio"eu"...
Só se vive uma vez,e tirar originalidade a um ser,é limitar as emoções que estavam reservadas para cada um,e isso eu penso que não é justo...

Custódio Cruz

Aprender com a nossa sombra,e fixar os olhos em outras...

Aprender com a nossa sombra,e fixar os olhos em outras...
"...No dia em que me silenciarem a voz,não me apagarão os gestos,no dia em que me aniquilarem os gestos,nunca farão esquecer os meus sentimentos..." CustCruz

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Jornal "As Beiras"...uma nova imagem para a Figueira...(eu estive lá...cheio de "urbanidade" e postura condizente com "aquilo" que nem dou por ela)...

Fui (sinceramente...) surpreendido por um convite de o Jornal "As Beiras" e na pessoa do jornalista Jota Alves,para estar presente numa aludida apresentação de conceitos e novidades de imagem, quer no conteúdo,quer na esquematização física deste órgão de comunicação social, e no que concerne ainda e mais especificamente a uma melhor potencialização da página dedicada à Figueira da Foz enquanto parte integrante de uma região e de um distrito.

Bom...depois de por lá ter passado foi isto que eu entendi e me pareceu mesmo muito interessante perceber como um órgão de comunicação face à crise social que atravessamos...tenha que responder num "modus operandi"baseado na "criatividade" enquanto estratégia apelativa e direccionada ao natural"espírito negativista" de um cidadão que facilmente pode colocar a compra de um Jornal de lado por necessidades economizantes...

Pareceu-me "bem" as ideias apresentadas quer verbalmente quer por escrito...e de certo poderão ser qualificadoras de uma referência mais marcante neste domínio da comunicação social...

Pronto...gostei...

Agora o que me levou a abrir "esta" como uma das poucas excepções de momento e em que marco presença em eventos de natureza social,foi fundamentalmente o apelo de um jornalista que com o seu convite pessoal "respeitou alguém" que já foi dado como pouco urbano...desordeiro...e quiçá "amante de peixeiradas" pouco convenientes para quem se quer afirmar dentro de uma "normalidade instituída"...e com códigos de conduta definidos fora de emoções genuínas,o que na minha óptica são perfeitamente aceitáveis face a certas ocorrências pontuais...

Por outro lado...e sentindo eu que a nossa democracia em Portugal precisa de ser arejada "por gente nova"...mas não só na idade...mas também na "forma de estar e conviver" com "realidades distintas" de tempos de um passado recente...quis ser eu mesmo a experimentar qual o rumo e as novidades que se apresentam para o futuro da nossa Figueira da Foz...

Pois está claro que em eventos desta índole..não seria de todo difícil "sacar" ilações quanto ao segundo objecto desta minha deslocação ao CAE ...

Ai estão à espera que vos diga o que pensei do que "vi" socialmente e "senti "?

Tirem o daí o cavalinho da chuva...porque como diz um "amigo meu"...sempre que vem ler alguma coisa ao meu Blog acha que nunca aqui deixo tudo o que penso...talvez até por razões de carácter estratégico inerentes à minha forma de estar na vida...

Como se calhar até tem razão...vou fazer jus á sua pertinente descoberta pessoal e não levantar muito mais o "véu da noiva"...

De qualquer forma foi um grande prazer ter num espaço tão curto de tempo relembrado "coisas e loisas" de um quotidiano onde pensamos que ninguém sabe de nada...mas todos estão na posse de qualquer coisa a nosso respeito...

De resto meus amigos ainda tive tempo para avisar os conhecidos e talentosos fotógrafos presentes...de que estando eu por ali podia "estragar alguma fotografia" que onde a preceito não estivesse prevista a companhia do "Digníssimo" Presidente da Associação dos Comerciantes do Mercado Engenheiro Silva da Figueira da Foz...e que até de sem querer pudesse também "colar" ao evento um "ar brejeiro e pouco condizente" com a promoção sustentada que normalmente se projecta para estas ocasiões...

Resumindo e baralhando o que vos posso confidenciar aqui...é que me deu a sensação de que o Jota Alves gostou mesmo da minha presença...e eu gostei muito também (mesmo que por pouco tempo) de conviver com os responsáveis máximos deste Jornal Regional...e de ter ainda tido a oportunidade de travar diálogos interessantíssimos com outros participantes, uns amigos de longa data e outros nem tanto...mas ainda assim onde a educação foi suficiente para tornarem agradáveis a "troca de galhardetes" que a circunstância exigia...

Bem ...e depois deste episódio de vida movido também pelo "instinto" de "um cromo" como eu...desejo ao Jota e ao Diário "As Beiras"...que consigam os objectivos propostos...o que se nos tempos que correm não resultarem no sonho idealizado...pelo menos sustente a digna existência de promoção da nossa terra...e o que a ser conseguido já é muito bom...

Custódio Cruz