Afinal a vida foi,é...e será sempre um desafio na sequência sólida de percorrer caminhos que se ajustem à reflexão equilibrada e tolerante, onde os projetos nunca acabem, e se definam cada vez mais naquilo que queremos ser, e não no que os outros querem que nós sejamos...
Perceber que refletir e concluir são atos que não podem estar confinados apenas ao reflexo daquilo que experimentamos sozinhos, ou obcecadamente vemos nos outros,caindo assim na tentação de criar verdades absolutas agarradas a pressupostos com falta de equilíbrio identificativo da nossa própria vontade...
Não podemos nem devemos querer para os outros aquilo que foram momentos nossos,e ajustados apenas e só para nós próprios...
Fazer crescer é educar e tentar ser amigo,é procurar limar com valores acrescentados os passos próprios de uma imaturidade pela qual quando jovens naturalmente passamos,e ou se está bem atento,ou então ficamos apenas por nossa conta,e isso pode ser muito perigoso...
Sinto sinceramente que os "meus" me olham com a admiração de quem foi livre de escolher o seu próprio caminho,com responsabilidade e dispensando cópias comportamentais,mas entendendo que a partir de uma "base experimentada" também podemos ramificar genuinamente o nosso próprio"eu"...
Só se vive uma vez,e tirar originalidade a um ser,é limitar as emoções que estavam reservadas para cada um,e isso eu penso que não é justo...

Custódio Cruz

Aprender com a nossa sombra,e fixar os olhos em outras...

Aprender com a nossa sombra,e fixar os olhos em outras...
"...No dia em que me silenciarem a voz,não me apagarão os gestos,no dia em que me aniquilarem os gestos,nunca farão esquecer os meus sentimentos..." CustCruz

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Remexer no baú com os olhos fechados...e o que sair saiu...(É Natal...)


Ora esta...deixa cá ver...
Já sei...se não me engano...1992 / 93
Tinha feito o regresso á Naval...e depois de ter abalado para o G.D. de Buarcos durante 5 anos...e um outro no Maiorca...
Regressei pelas mãos daquele senhor (e grande amigo...)do lado esquerdo todo bem composto...pois não fosse ele o Tó Valadas...conceituado comerciante de pronto a vestir na Figueira da Foz...
Coitado...o que ele sofreu para me fazer regressar...chamou-me à Naval...pediu-me para esperar no Bar da antiga Sede...e lá dentro teve oposições de "Velhos do Restelo" que tinham convivido muito mal com o "meu feitio" da primeira vez que lá tinha estado como Mister...
Esperei...esperei...e deu-se luz verde...o meu regresso estava consumado...
Peguei nesta equipa de iniciados...e zumba ainda fui a tempo de começar a ganhar como da última vez...
Conquistámos a Taça de Encerramento na Categoria,e desta equipa haviam de começar trajectos bem sucedidos para o Futebol Profissional,como por exemplo o Rui Mendes que chegou a ser capitão da equipa principal da Naval,foi há Selecção Nacional de Esperanças e fez carreira significativa no Futebol Nacional...
Ou então o Génaro que não está nesta foto...e chegou também à Selecção Nacional de Juvenis,foi Campeão Distrital comigo...e ainda mais tarde foi transferido para o F.C.Porto...de onde nunca mais voltou...e mesmo deixei de ver...
Vejo ali o Verdis (irmão do actual mister Verdete dos Juniores) e que era o fogoso numero 10 da nossa equipa,o Nuno Gonçalves...o irreverente e talentoso lateral direito...vidrado pela baliza...sonhava ser avançado..mas eu colocáva-o a lateral e produzia muito mais,também o Cristoff(o "speed González" da linha da frente),Sérgio (o "maestro do meio campo),os Guardiões Bicho e Paulo Domingues(dois excelentes guarda-redes e amigos ainda hoje),o Luis Filipe que jogava com tudo(físico,alma,coração e enorme amor ao futebol...),o "Sérginho" que infelizmente faleceu muito jovem...e que no "Torneio de de Matosinhos"no local onde ficámos hospedados não me deixou dormir nem um bocadinho...porque ressonava muito alto...(Deus o tenha em bem...).
O seccionista era o pai do Luís Filipe(e que lamento mas já me esqueci o nome),estavam ali também os senhores Fonseca e Franquelim (Directores do clube)...
Já quanto aos outros jogadores...puseram-se a olhar pareciam uns "parvoinhos" para o Presidente do Clube(Aprígio Santos)...e claro "assim de lado" não os consigo identificar...
Já o senhor Aprígio...parece-me aqui na foto que me tinha "debaixo de olho"...o que aliás se veio a confirmar mais tarde com o convite que me fez para :
Secretário Técnico nos Seniores
Adjunto de Luís Agostinho
Director técnico de ligação com o Futebol de Formação...
O resto ?
Bem o resto foi assim...
Tinha saído da Naval a ganhar...e voltei a vencer...
Sou um convencido de merda não sou?
Eu sei...
(com a vossa licença...vou colocar de novo a mão em outro BAÚ...até já...)



CNC