Afinal a vida foi,é...e será sempre um desafio na sequência sólida de percorrer caminhos que se ajustem à reflexão equilibrada e tolerante, onde os projetos nunca acabem, e se definam cada vez mais naquilo que queremos ser, e não no que os outros querem que nós sejamos...
Perceber que refletir e concluir são atos que não podem estar confinados apenas ao reflexo daquilo que experimentamos sozinhos, ou obcecadamente vemos nos outros,caindo assim na tentação de criar verdades absolutas agarradas a pressupostos com falta de equilíbrio identificativo da nossa própria vontade...
Não podemos nem devemos querer para os outros aquilo que foram momentos nossos,e ajustados apenas e só para nós próprios...
Fazer crescer é educar e tentar ser amigo,é procurar limar com valores acrescentados os passos próprios de uma imaturidade pela qual quando jovens naturalmente passamos,e ou se está bem atento,ou então ficamos apenas por nossa conta,e isso pode ser muito perigoso...
Sinto sinceramente que os "meus" me olham com a admiração de quem foi livre de escolher o seu próprio caminho,com responsabilidade e dispensando cópias comportamentais,mas entendendo que a partir de uma "base experimentada" também podemos ramificar genuinamente o nosso próprio"eu"...
Só se vive uma vez,e tirar originalidade a um ser,é limitar as emoções que estavam reservadas para cada um,e isso eu penso que não é justo...

Custódio Cruz

Aprender com a nossa sombra,e fixar os olhos em outras...

Aprender com a nossa sombra,e fixar os olhos em outras...
"...No dia em que me silenciarem a voz,não me apagarão os gestos,no dia em que me aniquilarem os gestos,nunca farão esquecer os meus sentimentos..." CustCruz

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Como é que alguém pode perceber...aquilo que só eu vivo sem ninguém acreditar...

Mário Carvalho Grande Mister, pena teres sido só meu treinador em seniores, mas deu para aprender ainda muito contigo, principalmente nas relações humanas. Continuo sem perceber o teu "abandono" ao futebol, se foi por tua iniciativa, respeito, se é por falta de oportunidades não compreendo este mundo cão que é o futebol. Fiquei muito contente por te ter encontrado nestes últimos dias, grande abraço.


Também gostei de te encontrar como sempre gosto de rever os meus ex.jogadores,e até ainda me fizeste sorrir sozinho quando(depois) já no meu carro me lembrava da tua expressão facial quando à saída do Campo de Treinos te referi que estava deliciado com a equipa de juniores da Naval,apesar de ser o último classificado e ter acabado de perder por 1-3 com o Beira Mar em casa.
Olha Mário,agora já não deves estar tão espantado com a minha reação,porque afinal de contas os Juniores pelas mãos do enorme Zé Armando até já vão mostrando que valem muito mais do que o então último lugar da tabela.
Quanto ao meu abandono do Futebol ao fim de 25 anos consecutivos,ele deu-se naturalmente na razão direta da mesma forma que mandei "à mãe" dirigentes retrógrados da Naval,que mais tarde não foram suficientemente fortes para fazer impedir o meu regresso pelas mãos do Tó Valadas.
Entretanto vivi momentos únicos e maravilhosos no G.D.Buarcos,G.D.Maiorca e G.D.Cova Gala,ganhei muitos amigos como tu, que são sérios e nunca viram em mim nada que transcende-se ou impedi-se o cruzamento de um ser diferente,mas muito longe da imagem que lhe querem dar.
Da ultima aventura no futebol(G.D.Cova Gala),saí porque outra causa mexia com a minha sobrevivência, estava em jogo a minha vida profissional(Mercado Engenheiro Silva da Figueira da Foz),criei uma Associação,fiz valer a minha sinceridade e os meus valores,voltei a encontrar "os mesmos cromos" que só vêem dinheiro e estão em todas,sejam elas de pontapé para a frente,sejam de Mercados,sejam de guerras imobiliárias,sejam de tudo aquilo que hoje mostra aquilo que eles são...e que eu não sou...
Sei que sempre fui puro e verdadeiro,sei que vivi o futebol com a paixão que não encontro agora,e também sei que por isso hoje sou pobre monetariamente,mas muito rico nas marés(opiniões) que se levantam de tempos em tempos, e que "eles" não conseguem suster num carisma que não é para qualquer um poder sonhar.
Hoje vivo sem a paz que queria,porque me perseguem verdadeiramente, e poucos são os que encontram motivos para isso,mas só eu é que sei...e eles também...
O vencedor tem sido sempre o mesmo,e a eles só lhes resta as tentativas obcecadas e doentias de uma destruição que resultou com tantos, e não percebem porque não acontece comigo...
Ou melhor eles percebem,o que não se conseguem é conformar...
Mas olha, nem tudo é mau,ainda há dias ouvi dizer da boca de um amigo de estimação , que a minha assinatura mesmo até que fosse falsificada valeria 3 ou 4 milhões de euros,interpretando eu essa forma expressiva no paralelo que ainda assim "eles" encontram para revelar a admiração que têm pela minha honestidade e postura de vida...
Voltar ao futebol?
Quem me dera...
Mas não é prudente...
Voltar a ser quem era? 
Jamais o deixarei de ser...
Ter ainda uma vida com um final feliz?
Não abdicarei de lutar por esta,nem que para isso tenha que derrubar um a um,num País de corruptos e de amigos falsos como eu nunca imaginaria que fosse possível.
Grande Abraço numero 3,a vida como o futebol transformaram-se numa guerra,e essa é a falta de identificação que eu não consigo ultrapassar plenamente.
Quem sabe um dia o futebol tem gente com coragem para me aturar,e entender que para se crescer ,não é necessário derrubar ninguém,e muito menos a quem não tem volta que se lhe dê,por ser do melhor... e acabou...
Desculpa a minha falta de humildade...
Agora,como muitos dos que aqui tiveram a coragem de dizer bem sobre mim,vão-te "sondar" tentando justificar aquilo que passados todos estes anos nunca te ocorreu...
Extraordinário,não é Mário?



Pedro Lascarim És grande, mister. Quem teve o prazer de trabalhar contigo jamais te esquecerá ficarás para sempre na nossa memória, por tudo aquilo que nos ensinas-te e foi muito. Um abraço enorme para ti............ MISTER CUSTÓDIO CRUZ.

Também tu Lascarim...é bom saber que não andamos sozinhos no mundo,obrigado numero 1...