Afinal a vida foi,é...e será sempre um desafio na sequência sólida de percorrer caminhos que se ajustem à reflexão equilibrada e tolerante, onde os projetos nunca acabem, e se definam cada vez mais naquilo que queremos ser, e não no que os outros querem que nós sejamos...
Perceber que refletir e concluir são atos que não podem estar confinados apenas ao reflexo daquilo que experimentamos sozinhos, ou obcecadamente vemos nos outros,caindo assim na tentação de criar verdades absolutas agarradas a pressupostos com falta de equilíbrio identificativo da nossa própria vontade...
Não podemos nem devemos querer para os outros aquilo que foram momentos nossos,e ajustados apenas e só para nós próprios...
Fazer crescer é educar e tentar ser amigo,é procurar limar com valores acrescentados os passos próprios de uma imaturidade pela qual quando jovens naturalmente passamos,e ou se está bem atento,ou então ficamos apenas por nossa conta,e isso pode ser muito perigoso...
Sinto sinceramente que os "meus" me olham com a admiração de quem foi livre de escolher o seu próprio caminho,com responsabilidade e dispensando cópias comportamentais,mas entendendo que a partir de uma "base experimentada" também podemos ramificar genuinamente o nosso próprio"eu"...
Só se vive uma vez,e tirar originalidade a um ser,é limitar as emoções que estavam reservadas para cada um,e isso eu penso que não é justo...

Custódio Cruz

Aprender com a nossa sombra,e fixar os olhos em outras...

Aprender com a nossa sombra,e fixar os olhos em outras...
"...No dia em que me silenciarem a voz,não me apagarão os gestos,no dia em que me aniquilarem os gestos,nunca farão esquecer os meus sentimentos..." CustCruz

sábado, 8 de dezembro de 2012

O Mister Zé Armando...os juniores da Naval...e duas vitórias seguidas sem golos sofridos...


Esconder que hoje em dia vivo uma vida mais"vazia",seria esconder a verdade de quem se dá à pachorra de vir por aqui pelo meu blog na procura da minha existência.
Pois...à minha procura sim,e daquilo que tenho para lhes dizer...
Cada vez me importo menos de ser egocêntrico,e muito porque por ter vivido já "algumas" emoções na soma dos dias da minha vida,também por antecipação tive desencantos tais que me fazem preferir que à soma dos amigos que possa ter,sejam quase só eles e apenas o sumo da audiência deste meu blog de desabafos,ideias,emoções e sonhos irreversíveis na essência daquilo que possa ser...
Todos sabem que abandonei totalmente o futebol há já um bom par de épocas,mas ainda assim, e porque foi por lá que ganhei os melhores amigos que tenho,vou estando atento com um enorme sentimento de afinidade para com todos aqueles que ainda hoje me respeitam,e mesmo sem qualquer tipo de dúvidas também para com os "outros" que se calhar já se esqueceram "do bom" por um "momento menor"...
O Zé Armando(Zá), foi um dos meus jogadores aquando da minha passagem pelas classes jovens da Naval 1º de Maio,entre todas as suas virtudes como homem e atleta,acrescentaram-se "incidências de vida" que me fazem ter por ele uma admiração que transcende qualquer filosofia de acerto teórico,e me transporta para "lembranças amargas" de uma luta que ele travou com o destino,e venceu com uma distinção fora de série...
Lembro-me bem,e porque aos "meus jogadores" ninguém conhece melhor do que eu,aquele "enfraquecimento abrupto" naquela altura da época não era normal,nem fazia parte dos planos que respondiam ao meu trabalho...
Mas mesmo assim, ele era um "vulcão de força",um "mineiro intragável" pelas adversidades da vida,e por isso não fico espantado que depois de nesta Época de 2012/2013 ter assumido a função de adjunto do Paganini e do Jorge Alves nos Juniores da Naval,nesta ponta final do campeonato e por opção dos actuais dirigentes do futebol de formação,faça valer como líder o salto qualitativo e competitivo que o fizeram em só dois jogos ser protagonista de duas vitórias,sem sofrer qualquer golo,e saindo da incómoda posição de "lanterna vermelha" na sua série da 2ª Divisão Nacional de Juniores.
Por acaso até fui ver o jogo em que a Naval perdeu com o Beira Mar por 2-0 em casa, e que com esta se terá precipitado a segunda "chicotada psicológica" da época,dando-me a ideia que aquela equipa valia mais do que a classificação que ocupava.
Veio a mudança,e em Vigor(recinto dificílimo),ao que me contaram a formação navalista revelou-se mais homogénea que o normal,mais equilibrada a defender e a atacar,mais motivada psicologicamente,mais capaz de saber sofrer por um resultado que por mínimo que fosse lhe garantisse os três pontos,enfim,com mais ambição e a preseverança lutadora de uma consonância perfeita com a personalidade de quem agora liderava o "barco"...
Durante a semana, fiquei curioso,e pegando no meu Fiat Uno me desloquei para "as sombras" do campo de treinos, convivendo depois de alguns anos com "o meu fantasma",e observando atentamente um treino de conjunto com os Juvenis do João Camarão, ouvi e senti o esforço enorme que o Zá transmitia na procura de como se deve ter uma postura com bola e sem bola,de como em vez de se falar muito enquanto vergonha,se pudesse antes correr mais como arma de ambição que os levasse a uma vitória hoje com o Oliveira de Frades,e muito menos ficar chocado com uma derrota num qualquer jogo de treino. 
Ao que soube,foram(hoje) 3-0 as expressivas diferenças de uma equipa de "cara lavada" e "espírito fortalecido",que agora sobe na tabela e já sonha com objetivos mais consentâneos com o seu real valor.
Não,o treino nem o vi todo,e tudo porque senti que me estava a constipar ali parado,abalei até casa e fiquei convicto que tinha visto mais do que o suficiente para que hoje não esteja nada surpreendido com este "êxito pontual",e assim,é caso para dizer temos equipa,e muito mais do que isso,um bom treinador para o futuro...
Parabéns Zé Armando,quem olhou para ti e te idealizou na liderança, não me pareceu preocupado com a "imagem engravatada" de uma qualquer mudança técnica,só espero que agora todos os teus efetivos méritos sejam conjugados no espírito de uma família que até tem um treinador que fala com os seus jogadores como um amigo...
Quanto a mim,nunca tenhas medo que te tire o lugar,pois o meu sorriso é enorme,calejado,inteligente,e só tem medo dele quem é fraco e maldizente...
Se eu sou um mito ?
Sei lá, já não digo nada,o que é que já não se ouviu falar sobre mim?
Era só mais um nome,uma atordoada,um mimo,um filme de todos aqueles que como digo não prestam mesmo,e tudo porque nunca conseguem ser sérios nem também consigo mesmo...
Venha o próximo jogo, e boa sorte grande JOSÉ ARMANDO(Zá para os amigos).

Custódio Cruz