Afinal a vida foi,é...e será sempre um desafio na sequência sólida de percorrer caminhos que se ajustem à reflexão equilibrada e tolerante, onde os projetos nunca acabem, e se definam cada vez mais naquilo que queremos ser, e não no que os outros querem que nós sejamos...
Perceber que refletir e concluir são atos que não podem estar confinados apenas ao reflexo daquilo que experimentamos sozinhos, ou obcecadamente vemos nos outros,caindo assim na tentação de criar verdades absolutas agarradas a pressupostos com falta de equilíbrio identificativo da nossa própria vontade...
Não podemos nem devemos querer para os outros aquilo que foram momentos nossos,e ajustados apenas e só para nós próprios...
Fazer crescer é educar e tentar ser amigo,é procurar limar com valores acrescentados os passos próprios de uma imaturidade pela qual quando jovens naturalmente passamos,e ou se está bem atento,ou então ficamos apenas por nossa conta,e isso pode ser muito perigoso...
Sinto sinceramente que os "meus" me olham com a admiração de quem foi livre de escolher o seu próprio caminho,com responsabilidade e dispensando cópias comportamentais,mas entendendo que a partir de uma "base experimentada" também podemos ramificar genuinamente o nosso próprio"eu"...
Só se vive uma vez,e tirar originalidade a um ser,é limitar as emoções que estavam reservadas para cada um,e isso eu penso que não é justo...

Custódio Cruz

Aprender com a nossa sombra,e fixar os olhos em outras...

Aprender com a nossa sombra,e fixar os olhos em outras...
"...No dia em que me silenciarem a voz,não me apagarão os gestos,no dia em que me aniquilarem os gestos,nunca farão esquecer os meus sentimentos..." CustCruz

quinta-feira, 15 de março de 2012

Ainda a história dos gatos no telhado do Mercado da Figueira...



Pois é...
Um gato até consegue subir uma árvore e chegar a um telhado de um qualquer MERCADO...
Também é verdade que o instinto deste animal ajuda a cometer este tipo de proeza no que diz respeito "a subir"...mas já a "descer"a coisa complica-se...
Será que os gatos têm vertigens ?
Bom...por agora e para o caso também pouco importa saber isso(digo eu claro...).
Certo...certinho é que "os gatões" agora são outros e parecem "conhecer bem o terreno"...
Entrar por uma janela de uma galeria que está aberta inadvertidamente até parece fácil...só que a estrutura que envolve o Mercado está toda podre(!)e o gatão o mais certo que tinha era o de "malhar" cá em baixo...
Para além de que o acesso a essa estrutura é pouco viável no campo ocasional da questão...
Depois...bem depois era mês de Agosto...e ia eu com a minha "pastita" para casa...quando reparo que um "banhista" tirava e aprumava a sua objectiva fotográfica para essa mesma janela que agora serviu para o assalto...
Fiquei curioso e logo tomei as providências possíveis seguindo-lhe os passos...tirei-lhe "várias fotografias"e reparei na elevada concentração com que "sacou" os ângulos para um melhor alcance e abrangência das realidades possíveis e bem marcadas neste edifício "tão cobiçado" pelas objectivas dos turistas...
Passou todo este tempo( Verão 2011 a Março de 2012)...e agora dou-me aqui a falar com os meus botões e ao mesmo tempo a observar a minha memória naquela cena tão banal e sem qualquer significado...que até podia ser associada aos assaltos que agora estão a acontecer...mas é claro que não tem sentido e só mesmo da cabeça do patético ex.presidente da Associação dos Comerciantes do Mercado Engenheiro Silva da Figueira da Foz é que podia sugerir este tipo de ligação...
Ou melhor...será o mesmo especular que o tal "turista" andava a fazer testes para a "al-Qaeda" e agora está a fazer os exames à admissão para terrorista diplomado...usando o já tão pouco apreciado Mercado da Figueira talvez tipo uma torre gêmea de Nova Yorque...
Não liguem a estes meus devaneios mentais(olhem divirtam-se...),é que agora andam a dizer que eu sou muito inteligente e logo é muito lógico que não querendo deixar os créditos por mãos alheias invento estas histórias como digo tão patéticas e surrealistas...
Bom...foram quatro anos a tentar "reunir elementos" o mais possível ajustados a este imbróglio do Mercado da Figueira, e acreditem tenho uma "enciclopédia" agora sim perfeitamente concluída...
Tive que recuar na história...tive que largar o futebol...tive que me armar em político(que não quero ser...),tive que me desfazer da minha querida "lojita" na Maestro David Sousa onde me fizeram o mesmo "terrorismo"que agora executam no Mercado...deixei de dar palpites radiofónicos...e "se calhar" até expus a minha filhota a um cigarro que lhe queimou a cara "de sem querer"...para além de ter "perdido" amigos que pensava certos e agora possa vir a perder "a tasca" que me dá o sustento de vida...
A partir de sábado dia 17 de Março de 2012 dia da Assembleia da Associação dos Comerciantes do Mercado Engenheiro Silva da Figueira da Foz...vou deixar de ser presidente de um projecto que fui eu que criei com a intenção de defender o espaço histórico evitando um roubo descaractrizante de "algo" que diz muito a quem ama a Figueira e mais ainda precisa de continuar pelo menos a sobreviver...
Não tomo esta decisão por medo dos ladrões que agora "visitam à quarta feira" o último reduto do Povo...mas sim porque sou demasiado sensível á falta de solidariedade(tipo 100 %), de alguns que jogam em vários tabuleiros e são usados por "burros" que se acham "espertos"...e também agora até esfregam as mãos por eu ter tomado esta decisão...
É como digo...são burros que nem umas portas...pois eu não abandono luta nenhuma...mas reforço-a...eu não viro as costas às adversidades...mas enfrento-as cara a cara...eu não tenho medo de ninguém...e vou conseguir "apagar sorrisos cínicos" e doentios de quem teimosamente acredita que "a cartilha" vai continuar a "ser trunfo"...
Mais gato...menos gato...tudo se irá esclarecer...e o rabo que agora só está de fora vai ser puxado com "genica" e sem medo de arranhões cobardes...descobrindo a face da mentira e vejam só... sem precisar "de por agora" mexer uma palha que seja...
Há...e nem estou a contar com o tal turista das fotos...pois esse até tinha cara de boa pessoa e não creio que esteja envolvido em alguma "tramelga" contra a malta do Mercado...

Mercado Engenheiro Silva sempre!