Afinal a vida foi,é...e será sempre um desafio na sequência sólida de percorrer caminhos que se ajustem à reflexão equilibrada e tolerante, onde os projetos nunca acabem, e se definam cada vez mais naquilo que queremos ser, e não no que os outros querem que nós sejamos...
Perceber que refletir e concluir são atos que não podem estar confinados apenas ao reflexo daquilo que experimentamos sozinhos, ou obcecadamente vemos nos outros,caindo assim na tentação de criar verdades absolutas agarradas a pressupostos com falta de equilíbrio identificativo da nossa própria vontade...
Não podemos nem devemos querer para os outros aquilo que foram momentos nossos,e ajustados apenas e só para nós próprios...
Fazer crescer é educar e tentar ser amigo,é procurar limar com valores acrescentados os passos próprios de uma imaturidade pela qual quando jovens naturalmente passamos,e ou se está bem atento,ou então ficamos apenas por nossa conta,e isso pode ser muito perigoso...
Sinto sinceramente que os "meus" me olham com a admiração de quem foi livre de escolher o seu próprio caminho,com responsabilidade e dispensando cópias comportamentais,mas entendendo que a partir de uma "base experimentada" também podemos ramificar genuinamente o nosso próprio"eu"...
Só se vive uma vez,e tirar originalidade a um ser,é limitar as emoções que estavam reservadas para cada um,e isso eu penso que não é justo...

Custódio Cruz

Aprender com a nossa sombra,e fixar os olhos em outras...

Aprender com a nossa sombra,e fixar os olhos em outras...
"...No dia em que me silenciarem a voz,não me apagarão os gestos,no dia em que me aniquilarem os gestos,nunca farão esquecer os meus sentimentos..." CustCruz

segunda-feira, 9 de julho de 2012

Ter ou não ter "asas para voar"(Autárquicas 2013)...


Ora bem..hoje vamos abordar presunçosamente uma área da qual não percebo nada...mas me interessa hoje em dia de sobremaneira,como aliás "aos demais"...
"Candidaturas Autárquicas"" para 2013 no Concelho da Figueira da Foz,vamos lá fazer as "contas" de um leigo...
O Dr.Santana Lopes poder vir a ser candidato de novo à Câmara da Figueira ?
Nããã...não dá com nada...e mesmo até que no seu percurso político tenha cometido a "patetice" de suceder ao Dr. Durão Barroso completamente fora de tempo estratego político,queimando assim a credibilidade granjeada até ali na opinião pública, e amplamente divulgada com a sua passagem pela autarquia da Figueira, pois é isso...não me acredito nessa hipótese.
Depois reconheço que o Dr.Santana de "burro" não tem nada...o que pode é "distrair-se" como na já mencionada circunstância,agora vir para a Figueira para repetir" façanhas" depois de tão grosseiro erro...e com a "dívida monstruosa"que pelos cofres da nossa Autarquia "abunda no excesso",nããã...
Então ainda era mais lírico do que eu...e quem coloca esta possibilidade, ainda está a precisar de ir mais ao médico do que qualquer "demente político" em estado terminal,salvo seja claro...
Ó meus amigos...é que é mesmo quase uma questão de "sanidade mental",e o Dr.Santana Lopes tenho-o eu visto na televisão,e está mais fresco do que nunca,e até digo mais "prontinho" para outros "voos" que lhe completem o "ego político",e que naturalmente tem...
Quanto ao prezado amigo Miguel da Almeida,aí a história é outra...e se por um lado tem lógica essa aspiração pessoal,por outro, não me parece descabido "o desenho partidário e civil" em seu redor...
Basta olhar para o seu comportamento e observar as suas atitudes...sentir a sua predisposição...e quiçá ter em atenção determinadas realidades,e logo se vê,que temos candidato na mira...
Confesso e volto a repetir sem hipocrisia,que até me tem surpreendido muito pela positiva o "arcaboiço" adquirido ao longo de um dedicado trajecto político,que fez revelar à luz dos meus olhos performances espantosas em algumas reuniões de câmara...e como digo evidenciando um "conhecimento na poda" que até não estava à espera...
Enfim,foi o que fez eu andar entretido no" chuto da bola"...e ficar todo "ganzado" de uma inocência gritante nestas coisas das "ciências políticas"...
Mas ó Miguel,cuidado com deslizes como por exemplo o que eu protagonizei perante o Eng.Albuquerque,que "alarmado" com a possibilidade que tu levantás-te de o mercado provisório se transformar por "força do preto" num assador de sardinhas...eu feito parvo pus-me a sugerir ao dito Engenheiro que levassem os "chuveiros" implantados no Eng.Silva da Figueira da Foz...pois é isso...para regar as telhas...
A verdade é que nunca estivemos tão bem...no que diz respeito à temperatura interior de um "qualquer mercado"...
Bom, mas de ti hoje já não digo mais nada...podes vir a ser candidato e o resto è caspa a debelar com o tempo...
Quanto ao Dr.João Ataíde,aceito com normalidade o que um dia referiu na comunicação social,de que quem assume "lides políticas" tem sempre que "entender" a hipótese de lhe dar sequência...
Mas o que se precisa saber aqui é, se o Dr.João Ataíde estará disposto a avançar com essa possibilidade sequencial...e ao mesmo tempo, se o tal "desenho político partidário e civil",se manifesta capaz de o apoiar...
Pois bem,eu como já deixei implícito aqui, tenho "quase" como certo que não percebo nada de "ciências políticas",mas não deixo de arriscar algumas considerações que me parecem capazes, ou até desfasadas dessa hipótese,que de "académica" não tem nada,e face a desenvolvimentos últimos que poderiam fortalecer esta candidatura, a têm isso sim fragilizado,e mesmo colocado em causa...
Olhem que ás vezes,e porque sou muito desconfiado( é verdade)...me parece de propósito, e mesmo com semelhanças comportamentais muito próximas de "uma guerra combinada" daquelas que só o saudoso Raul Solnado era capaz de realizar...
O PS...nem assume...nem sai de cima...remetendo a opção democrática dessa escolha para "umas primárias" a realizar" oportunamente"...
Pois é isso..."oportunamente" para quando ?
Então quem está no poder,não tem possibilidade de "antecipar campanha" por exemplo com o andamento concretizativo da recuperação do Castelo Engenheiro Silva,da Escola de Tavarede,das obras do Mercado,das boas condições em tempo de crise proporcionadas aos comerciantes do Mercado Engenheiro Silva,do facto de se conseguir aprovar a isenção de taxas para esses mesmo comerciantes num gesto de humanidade social assinalável...enfim...nem que se adicionem doses de criatividade..sei lá...
Eu que sou pouco ou nada afecto "a partidos"...não entendo a táctica que sustenta a intenção de reconquistar em "tons de rosa e afins" o poder autárquico em 2013...
Ó João...não leves a mal...mas acho que já era tempo de assumires,ou fazer assumir o futuro...pois não é agora em pouco mais de um ano, que irão surgir "argumentos" que possam validar ou inviabilizar uma opção...
Sabes Portugal...eu reconheço que estou a ficar um bocado confuso com a estratégia...mas lá está...política não é futebol...se não já sabes..." levavas um "bailinho"...pois que em futebol e como já deves ter ouvido falar, o "mister"sou eu...
Seja o Dr.João Ataíde,o Dr.Carlos Monteiro ou quem quer que seja,este "impasse ou falta de indicativos sólidos",beneficia quem?
Agora aquela do Dr.José Leal,autarca de Montemor-Velho,rumar de "malas e bagagens" para a Figueira...é que não sendo surpresa no "diz que disse"...não o deixa de ser pela "audácia pretenciosa" de quem para os figueirenses é um desconhecido,e nem sequer ainda ouve "um cuidado"(como digo na minha humilde óptica estratégica),de se "evidenciar obra" que fizesse a "gula das nossas gentes" em aceitar de bom modo esta "aquisição do exterior"...
A não ser que a "outra"(Dr.Domingos Silva ),que se fala nos "mentideros"(ser)...a deixe de "ser"...ou até nunca a tenha sido...e mais não seja do que um suporte muito considerável do prestígio conquistado por esta personalidade na interacção acentuada e meritória com a sociedade civil cá do burgo...
Quanto à Figueira 100% do Engenheiro Daniel Santos...curiosamente para mim este movimento de cidadania,é mesmo a maior incógnita do momento...
Voltarem as "mesmas propostas" a ser sufragadas com "as mesmas caras",não é "matematicamente" correcto,apresentar "outras caras"...e não trazer "novidades" depois de quatro anos na oposição que revitalizem a ideia...é sintoma de fragilidade...
Manter a vitalidade do movimento e apoiar uma "opção consensual à sociedade civil" é para mim o mais provável...
Mas atenção e volto a repisar...que só estou a brincar aos analistas políticos...e sabem o que vos digo?
Leiam esta "bosta", e deitem fora...
Pronto...por "Autárquicas 2013" hoje estamos falados...mas não vou deixar de estar atento aos desenvolvimentos mais imediatos e pertinentes nesta matéria,não obviamente pelas minhas sugestões "estratégicas" ou de "marketing político",mas pela naturalidade da ocasião com que se vão realizar as próximas eleições democráticas no nosso País à "beira-mar plantado"...
Há já me esquecia...quanto a mim..."mais papaia menos papiro"...ou "mais peixeirada menos peixeirada", o silêncio é de ouro,e por isso logo veremos se passado todo este tempo de espera...terá ou não "credibilidade" eu hoje dizer que em 2013 vou ser candidato à autarquia da nossa terra...
Até escrevo em letra pequena...para não se notar muito...e assim depois logo falamos...

Siga para "Bingoooooooo"...