Inseguro,impreciso,assustado,desorientado,muito daquilo que carateriza um verdadeiro mentiroso,ainda que falte certificar judicialmente esta imagem do senhor Zeinal Bava,nas evidências exibidas na comissão de inquérito ao BES.
A final de contas,estamos em Portugal,onde para além do mais do que tudo,a Justiça age na procura de uma verdade demasiado teorizada,e assim a modos como que,onde todos estamos a ver o mesmo,todos percebemos que não existem dúvidas,mas também todos sabemos que eles sabem responder em consonância com uma hipocrisia artística,por arquitetada na traição da língua portuguesa.
Amontoam-se os casos,e os exemplos,onde a vergonha sai de cena,porque afinal de contas,é imprudente na justificação de troféus que avaliados na graciosidade,retiram brilhos que inspiraram a compra de um fato novo,a elaboração de um sorriso a preceito,e quiçá até,a concretização de um "livro de vida",que esgote prateleiras onde "mãos amigas" acautelaram o cintilar da figura ímpar.
Um líder,é um líder,e só por isso é escolhido entre os demais,assume responsabilidades também em equipa,mas sabe,ou deve saber,que cada ato que conceder,não pode escapar à consciência que foi eleita para presidir.
O premiado era visível no contexto social,e por isso,foi distinguido,a equipa que o escolheu reuniu os pressupostos que justificavam também a sua eleição,mas quem assume o protagonismo da entrega não pode descuidar-se com omissões.
É que assim,é um virar de disco,a tocar o mesmo,ninguém sabe de nada,ninguém pressupunha o que quer que fosse,ninguém imaginava que tal pudesse acontecer.
Como tal,se calhar até não haveria nada a apontar,porque até há uns tempos atrás,apontar era feio,ainda que se tenham mudado esses tempos e vontades,e os mentirosos e os outros,cada vez mais ganhem expressões nos números,que hoje justificam uma sociedade perfeitamente desequilibrada e injusta.
Quanto ao resto,poucos vão presos,porque os "bodes expiatórios" são escolhidos num critério que não cause de todo o alarme público.
Enfim,o circo tem que continuar...ou não...quem sabe...