Afinal a vida foi,é...e será sempre um desafio na sequência sólida de percorrer caminhos que se ajustem à reflexão equilibrada e tolerante, onde os projetos nunca acabem, e se definam cada vez mais naquilo que queremos ser, e não no que os outros querem que nós sejamos...
Perceber que refletir e concluir são atos que não podem estar confinados apenas ao reflexo daquilo que experimentamos sozinhos, ou obcecadamente vemos nos outros,caindo assim na tentação de criar verdades absolutas agarradas a pressupostos com falta de equilíbrio identificativo da nossa própria vontade...
Não podemos nem devemos querer para os outros aquilo que foram momentos nossos,e ajustados apenas e só para nós próprios...
Fazer crescer é educar e tentar ser amigo,é procurar limar com valores acrescentados os passos próprios de uma imaturidade pela qual quando jovens naturalmente passamos,e ou se está bem atento,ou então ficamos apenas por nossa conta,e isso pode ser muito perigoso...
Sinto sinceramente que os "meus" me olham com a admiração de quem foi livre de escolher o seu próprio caminho,com responsabilidade e dispensando cópias comportamentais,mas entendendo que a partir de uma "base experimentada" também podemos ramificar genuinamente o nosso próprio"eu"...
Só se vive uma vez,e tirar originalidade a um ser,é limitar as emoções que estavam reservadas para cada um,e isso eu penso que não é justo...

Custódio Cruz

Aprender com a nossa sombra,e fixar os olhos em outras...

Aprender com a nossa sombra,e fixar os olhos em outras...
"...No dia em que me silenciarem a voz,não me apagarão os gestos,no dia em que me aniquilarem os gestos,nunca farão esquecer os meus sentimentos..." CustCruz

terça-feira, 10 de maio de 2011

As minhas outras emoções na Queima de Coimbra 2011...(2)



Não havia hipótese de deixar de sorrir...ou adormecer um pouco que fosse no meio daquele "ritmo louco" de sentimentos...
Então aquela do estudante todo endrominado...mas muito bem equilibrado e bem disposto...apesar dos solavancos que o carro fazia com arranques e paragens...mas que não o inibiam de gritar a bom som para outro colega:
"...chuta aí outra lata Superbok...colocando-se numa posição que faria grande inveja a qualquer guarda-redes...e como o outro fazia ouvidos moucos...já se estava a passar e a gritar em desespero..."
Bem...valeu outro parceiro que estava ali mesmo ao lado "todo jorra"...e que com muita calma e tranquilidade à Paulo Bento...meteu a mão na sua batina...e como que por encantamento...apareceu com a almejada "latinha"...colocando o colega aos pulos de alegria...como se tivesse ganho a Taça de Portugal...
Enquanto isso...a malta de Direito...fazia juras de devoção...e revelava ruidosamente...que nas próximas eleições :
"...só vão votar...se o MARINHO...deixar..."
No meio e modéstia à parte...de um autêntico "jogo de cintura" que por ali executava com mestria...e mesmo no centro da "maralhada"...fui entretanto surpreendido nos céus...com a exibição de uma avioneta de acrobacias...que arrepiava qualquer um...
Olhei e nem queria acreditar...o gajo que pilotava aquela geringonça...tanto subia a pique...como o fazia em queda livre...
E eu pensava...olhando ao mesmo tempo para um eventual e possível refúgio...
Será que o "artista" que está a fazer estas "manobras loucas" sobre as nossas cabeças...não vai mesmo cair?..
Será que o "gajo" também já cá tinha estado em baixo...e aquela caixa de cerveja Sagres que ali andava ao trambolhão...também já tinha passado pelas suas mãos?..
Pelo sim pelo não...e como já tinha acenado duas vezes à minha Dra...dei ao chinelo escadas monumentais abaixo...e com a pressa...quase tropeçava por causa daquele "tolo"...que ameaçava a minha cabecinha...e cada vez mais galvanizado devia estar...pois a estudantada aclamava-o como o maior da "cantareira"...
Maior uma gaita...dei á sola rua abaixo...e só parei junto à Igreja S.Cruz...onde numa fonte próxima se tomavam banhos refrescantes...e quiçá de grande alívio para "cabeças demasiado quentes e tontas"...
Enfim...era dia de festa...e como nunca tinha visto nenhuma "Queima das Fitas"...fui tolerante para com os excessos que foram mesmo muitos...e valorizei tudo aquilo que significava um dia para não se esquecer facilmente...
E agora...apenas vos digo uma coisa mais e para terminar...treinei no futebol equipas jovens durante 25 anos...e quando era dia de festa...qual MISTER...qual quê...era "desbunda" da grossa...e o resto era tanga...pois quando fosse para trabalhar a sério...haviam de ver a minha cara de preocupado com o que se tinha excedido...

"...Na vida há tempo para tudo...só temos que saber medir as proporções..."

Custódio Cruz



Agora sim...Coimbra teve mais encanto...quando no meu Fiat Uno...(olha...olha...onde é que vai o BMW...)escolhi a hora da despedida...
CNC


Então...se calhar até para o ano...