Afinal a vida foi,é...e será sempre um desafio na sequência sólida de percorrer caminhos que se ajustem à reflexão equilibrada e tolerante, onde os projetos nunca acabem, e se definam cada vez mais naquilo que queremos ser, e não no que os outros querem que nós sejamos...
Perceber que refletir e concluir são atos que não podem estar confinados apenas ao reflexo daquilo que experimentamos sozinhos, ou obcecadamente vemos nos outros,caindo assim na tentação de criar verdades absolutas agarradas a pressupostos com falta de equilíbrio identificativo da nossa própria vontade...
Não podemos nem devemos querer para os outros aquilo que foram momentos nossos,e ajustados apenas e só para nós próprios...
Fazer crescer é educar e tentar ser amigo,é procurar limar com valores acrescentados os passos próprios de uma imaturidade pela qual quando jovens naturalmente passamos,e ou se está bem atento,ou então ficamos apenas por nossa conta,e isso pode ser muito perigoso...
Sinto sinceramente que os "meus" me olham com a admiração de quem foi livre de escolher o seu próprio caminho,com responsabilidade e dispensando cópias comportamentais,mas entendendo que a partir de uma "base experimentada" também podemos ramificar genuinamente o nosso próprio"eu"...
Só se vive uma vez,e tirar originalidade a um ser,é limitar as emoções que estavam reservadas para cada um,e isso eu penso que não é justo...

Custódio Cruz

Aprender com a nossa sombra,e fixar os olhos em outras...

Aprender com a nossa sombra,e fixar os olhos em outras...
"...No dia em que me silenciarem a voz,não me apagarão os gestos,no dia em que me aniquilarem os gestos,nunca farão esquecer os meus sentimentos..." CustCruz

quarta-feira, 8 de maio de 2013

Futebol de Formação da Naval,reflectir para não errar...

A vida é feita de vitórias e derrotas,e se "ontem" aqui se falava da descida consumada dos Juniores da Naval aos Distritais,não se fazendo com esse desidrato menos conseguido o drama insuperável para o futuro dos jovens atletas,melhor será isso sim, voltar a reforçar "hoje"o apelo à reflexão em volta do protagonismo dos vários escalões etários deste centenário clube,e sincronizar as linhas mestras para que "amanhã" se dilua "o vai e vem"entre nacionais e distritais,e com isso se privilegie os resultados mais homogéneos ,e onde as equipas estejam "mais próximas umas das outras" naquilo que necessitam para crescer,apresentando " bases mais fortes", e que apenas necessitam de ajustamentos pontuais de umas épocas para as outras.
Começando pelos juniores,não deixa de ser curioso o seu comportamento entre as partidas menos conseguidas com os mais fracos, e a superação com os mais fortes.Meus amigos só se supera quem tem argumentos que marquem essa diferença,por conseguinte alguma coisa aqui está por explicar.
Mais do que esse facto,a irregularidade em" fases próximas temporalmente",o que não faz  pressupor má preparação de ordem global,mas tudo o mais que se conclua para além disso.
Enfim.deixo à consideração de quem o possa responder.
Os Juvenis e os Iniciados,e depois de uma primeira fase irrepreensível em resultados competitivos  "arrebatadores",entraram na fase final dando indicativos claros de puderem vir a fazer festa ainda esta época,e com esta, se sagrarem campeões e subirem aos nacionais.
Os Juvenis apesar de terem perdido o primeiro jogo com uma das equipas do mesmo escalão da Académica,não se descuidaram com o adversário directo,e com meia dúzia despacharam o Nogueirense.
Fica agora a questão em aberto de se tentar perceber até que ponto daqui a uns meses,esta equipa a competir no Nacional poderá estar ou não apetrechada para desafios bem diferentes,e bem mais exigentes.
À priori,tendo na sua retaguarda uma forte equipa de iniciados,interessa indagar se serão suficientes no equilíbrio entre as subidas e permanências de escalão,as soluções de solidez física e psicológica para o almejado êxito.
Se não,terá que se estruturar o clube com a capacidade de resposta para agir na prospecção, mesmo que realista ao actual momento económico,mas capaz de alimentar o sonho de se conseguir.
Já os iniciados,creio eu terá o regresso mais estável aos nacionais,pois já o andar pelos distritais é "algo" impensável, e isto comparando a realidade competitiva dos clubes da sua dimensão,e que ocupam  há muito com solidez  posições tranquilas nos Nacionais.
Não quero com estes argumentos tirar mérito à "performance"espectacular desta categoria nesta época 2012/2013,bem pelo contrário, pois bem sei que tem sido de enorme qualidade o seu comportamento.
Com o trabalho excelente que é visível na base da "pirâmide formativa",poderão os iniciados ter respostas com mais valia para a próxima temporada,se bem que continue a pensar que tudo o que se possa prespectivar como acréscimos de outro valor, devem ser feitos com o possível esforço,porque pelo menos aqui no concelho, a Naval é...e sempre foi a Naval.
Boa sorte jovens Navalistas,sonhem muito e esforçem-se o mais possível,para que com a nossa Naval se possa sempre gritar enérgicamente : NAVAL ! NAVAL! NAVAL!
Quem eu ?
Esqueçam...
CNC








Fut11Forma​cao (naval.formacao.fut11@gmail.com)






Boa tarde

Iniciados e Juvenis em luta pela promoção. Juniores em bom plano

INICIADOS
Academica SF - 0 ; NAVAL 4
Manifestação de superioridade dos nossos iniciados, os quais venceram em casa de um rival directo por claros 4 golos de diferença. Bom início de fase final.
No próximo domingo pelas 11 horas, a nossa equipa desloca-se ao campo do Vigor da Mocidade.

JUVENIS
NAVAL - 6 ; Nogueirense - 0
Vitória merecida e incontestável da nossa equipa perante um rival aguerrido que apenas claudicou na parte final da partida.
A nossa equipa folga na próxima jornada, visitando a Académica OAF e o Nogueirense nas jornadas seguintes.

JUNIORES
Tourizense - 1 ; NAVAL 1
Boa partida dos nossos juniores, os quais fizeram uma das melhores exibições da época em casa do líder da série. 
No próximo sábado pelas 16 horas no campo de jogos da Praia da Leirosa, recebemos o Leiria e Marrazes

Votos de boa semana.

SAUDAÇÕES NAVALISTAS !
--
NAVAL_Fut11Formação
(HilárioVieira_PauloMoço)