Afinal a vida foi,é...e será sempre um desafio na sequência sólida de percorrer caminhos que se ajustem à reflexão equilibrada e tolerante, onde os projetos nunca acabem, e se definam cada vez mais naquilo que queremos ser, e não no que os outros querem que nós sejamos...
Perceber que refletir e concluir são atos que não podem estar confinados apenas ao reflexo daquilo que experimentamos sozinhos, ou obcecadamente vemos nos outros,caindo assim na tentação de criar verdades absolutas agarradas a pressupostos com falta de equilíbrio identificativo da nossa própria vontade...
Não podemos nem devemos querer para os outros aquilo que foram momentos nossos,e ajustados apenas e só para nós próprios...
Fazer crescer é educar e tentar ser amigo,é procurar limar com valores acrescentados os passos próprios de uma imaturidade pela qual quando jovens naturalmente passamos,e ou se está bem atento,ou então ficamos apenas por nossa conta,e isso pode ser muito perigoso...
Sinto sinceramente que os "meus" me olham com a admiração de quem foi livre de escolher o seu próprio caminho,com responsabilidade e dispensando cópias comportamentais,mas entendendo que a partir de uma "base experimentada" também podemos ramificar genuinamente o nosso próprio"eu"...
Só se vive uma vez,e tirar originalidade a um ser,é limitar as emoções que estavam reservadas para cada um,e isso eu penso que não é justo...

Custódio Cruz

Aprender com a nossa sombra,e fixar os olhos em outras...

Aprender com a nossa sombra,e fixar os olhos em outras...
"...No dia em que me silenciarem a voz,não me apagarão os gestos,no dia em que me aniquilarem os gestos,nunca farão esquecer os meus sentimentos..." CustCruz

domingo, 17 de agosto de 2014

Merengues vencem Torneio Hugo Almeida...

 Fotos de Ana Maria Pinto da Costa

O Real Madrid venceu a primeira edição do Torneio Internacional Hugo Almeida,disputado quinta e sexta-feira,no Estádio José Bento Pessoa da Figueira da Foz.
Com as participações da anfitriã Naval 1º Maio, FC Porto , Real Madrid e ,  Sporting C.P.,no primeiro dia,o Sporting venceu os 'dragões' nas grandes penalidades, após um empate a zero bolas durante o tempo regulamentar. Na outra 'meia-final', o Real Madrid derrotou a Naval 1º Maio por 3-1.
Já na sexta-feira, jogou-se a partida de definição de 3º e 4º lugares, onde a Naval 1º de Maio perdeu com o FC Porto por 3-0. 
Na final do torneio, 
a formação leonina saiu derrotada diante os 'merengues', por 1-0.
Parabéns aos vencedores...


Um torneio com o atrativo Real Madrid,mas com a participação de duas das melhores escolas lusas,só poderia levar muitos apaniguados da modalidade ao carismático Estádio José Bento Pessoa,e foi isso que aconteceu para regozijo dos jovens artistas que assim viveram momentos especiais dentro e fora do "palco dos sonhos".
Tanto o F.C.Porto,como o Sporting,mostraram as credencias dos seus virtuosismos históricos,e foi por aspetos técnicos menores que se deixaram bater na vontade de vencer o torneio.
Honra para os vencidos...




Infelizmente para mim,só pude mesmo espreitar o jogo Naval/Real Madrid,por este se disputar depois das 19 horas,ainda que mesmo assim tenho valido a pena poder "tocar" realidades saudosas,e tentar principalmente aquilatar se as expectativas idealizadas se viriam ou não a confirmar.

Como digo, não posso fazer a análise num todo,mas não é difícil por sensibilidade acrescida, imaginar principalmente o quanto este evento poderá ficar guardado na mente dos jovens,que espero sonhem tanto,quanto a entrega que de certo terão tido em cada jogo,e imaginado em cada noite ,antes,durante e depois deste Torneio.
No que concerne ao aludido jogo,fiquei com a firme convicção de que a Naval pode sonhar de forma claríssima por uma época de 2014/2015,de mérito e qualidade,assim saiba corrigir "erros" que marcaram diferenças para além das esperadas,e que deram aos espanhóis uma vitória natural,mais pela evidência da qualidade de um ou outro jogador,do que por atributos colectivos que se esperariam de uma formação que teria que fazer muito mais para justificar o nome que sustenta.
O Real Madrid, foi uma equipa muito previsível,excessivamente confiante,e algo "pesadona" na elaboração do seu jogo.
Já a Naval,entrou com as amarras da inibição psicológica,onde o seu guarda-redes titular(mas não só...),foram bem a imagem do medo que se "aceita" face ao nome do adversário,mas que de futuro terá que ser solucionado numa lógica de formação exigível.
Os verdes e brancos,"emprestaram-me" pequenas memórias de um brilho promissor,que quando me apetecer,e tenha tempo para isso,me irei certificar das suas evoluções.
Não quero ver o numero 8,com tanta qualidade de jogo,a agir de forma desconexa da normalidade ,dando uma pantufada na perna de um adversário sem pensar na bola,num gesto de clara desorientação que mais do que o poder prejudicar a si próprio,pode ser nódoa negra num futuro prélio.
Gostava de ver esta equipa mais constante na confiança que justifica,como o veio a revelar ao longo do jogo,acabando mesmo em bom plano,ao ponto de na segunda parte o resultado se cifrar em um golo para cada um dos lados.
Que estes Juvenis da Naval, "se abracem" como na foto,não só para a fotografia,mas como uma família que dialogue para bem de todos,que acreditem mais na segunda parte deste confronto como exemplo para o futuro,e verão que poderão ter surpresas muito agradáveis ao nível individual e coletivo.

Fora das quatro linhas,nem quando a noite começou a cair,e se acenderam os projetores,se conseguiu ofuscar o entusiasmo bem patente no brilho dos olhos de muitas crianças,que vidradas no "palco verde, "voavam em pensamentos que só eles nos podem revelar,mas que em alguma parte se podiam descodificar de forma natural.
A vida é um trilho de legados em busca de sorrisos capazes,e também nesta vertente,este evento se revelou perfeito na obrigação da passagem de testemunhos dos mais velhos para mais novos,e por isso muitos motivos há para todos se sentirem felizes.


Quanto aos mentores deste feito,só podem estar também felizes,pois ficou mais que visto que os momentos acontecem,mas que se não se tiver a capacidade de "subir ao monte",nunca se poderá ver os contornos do mundo,e mesmo que algumas decepções se somem,deixei-nas continuar a caminhar pelo próprio pé,pois um dia quem sabe estas por perna curta nunca consigam provar a solidez dos contraditórios.
Quanto a aspectos negativos,apenas saliento aquela aparelhagem em cima da bancada central,que bombardeou os ouvidos dos assistentes,e os catapultou para o desejo de os jogos começarem o mais rápido possível.
Pois é, continuo igual,porque o mundo é feito de mal e de bem,e a verdade não a dispenso a quem...
A quem a quiser ouvir,pois é claro...


Para o ano espero que haja mais,pois a mesa está posta...