Afinal a vida foi,é...e será sempre um desafio na sequência sólida de percorrer caminhos que se ajustem à reflexão equilibrada e tolerante, onde os projetos nunca acabem, e se definam cada vez mais naquilo que queremos ser, e não no que os outros querem que nós sejamos...
Perceber que refletir e concluir são atos que não podem estar confinados apenas ao reflexo daquilo que experimentamos sozinhos, ou obcecadamente vemos nos outros,caindo assim na tentação de criar verdades absolutas agarradas a pressupostos com falta de equilíbrio identificativo da nossa própria vontade...
Não podemos nem devemos querer para os outros aquilo que foram momentos nossos,e ajustados apenas e só para nós próprios...
Fazer crescer é educar e tentar ser amigo,é procurar limar com valores acrescentados os passos próprios de uma imaturidade pela qual quando jovens naturalmente passamos,e ou se está bem atento,ou então ficamos apenas por nossa conta,e isso pode ser muito perigoso...
Sinto sinceramente que os "meus" me olham com a admiração de quem foi livre de escolher o seu próprio caminho,com responsabilidade e dispensando cópias comportamentais,mas entendendo que a partir de uma "base experimentada" também podemos ramificar genuinamente o nosso próprio"eu"...
Só se vive uma vez,e tirar originalidade a um ser,é limitar as emoções que estavam reservadas para cada um,e isso eu penso que não é justo...

Custódio Cruz

Aprender com a nossa sombra,e fixar os olhos em outras...

Aprender com a nossa sombra,e fixar os olhos em outras...
"...No dia em que me silenciarem a voz,não me apagarão os gestos,no dia em que me aniquilarem os gestos,nunca farão esquecer os meus sentimentos..." CustCruz

sexta-feira, 24 de outubro de 2014

O Senhor Ministro Poiares Maduro,os sonhos no futebol,a Naval 1º de Maio...e um tal treinador que o terá marcado na sua história de vida...

Acessar ao link e posicionar a entrevista nos 23 minutos e 30 segundos,e até aos 24 minutos e 49 segundos:

http://www.podcasts.com.pt/episodios/2014-03-06-comunica%C3%A7%C3%A3o-social-com-miguel-poiares-maduro-28229632.html


O maior "troféu" que me acompanhará ao longo da vida,e que assim me ajudará a conservar a autoestima na razão direta daquilo que fiz com a minha consciência,será ter visto crescer personalidades com as quais um dia me cruzei,e agora sentir o quanto estes são grandes Homens a reconhecer a influência dos trajetos propostos,e das lições retiradas.
Ao saber desta entrevista de Poiares Maduro,apenas lhe quero deixar aqui no meu Blog,uma palavra de reconhecimento pela forma humilde e justa com que abordou uma página da história da sua,e da vida de um grupo do qual um dia fez parte,e onde uma experiência menos agradável o terá marcado de forma decisiva,e agora também solidificado em mim o orgulho no bem que fiz,e que por isso nunca haverão borrachas que apaguem os sonhos que concretizei.
Foi assim naquele tempo,foi depois durante mais de duas décadas,e seria da mesma maneira se agora voltasse a assumir desafios onde a bola comanda o tal sonho,mas nunca pode comandar a racionalidade do sentido de justiça.
Assim teve que ser tolerância zero, em favor da coerência disciplinar,e em função dos momentos decisivos que se viviam naquelas ultimas partidas,não havia tempo nem espaço para oscilar nas opções,pois quem quer ambicionar ao cume do sonho,tem que acreditar nas bases solidificadas ao longo da caminhada.
Poiares Maduro,era e continua a ser um bom ser humano,transporta em si toda a virtude educativa em muito aprimorada pelos seus progenitores,reconhece a lição de quem do sentido de justiça fazia chancela privilegiada para com todos,e sem excepções de qualquer natureza.
Foi assim que enchemos de Figueirenses e não só o Estádio José Bento Pessoa,que ali derrotamos o Belenenses e o Torralta,que também conseguimos empates nos seus estádios,e que mesmo perdendo por 1-0 no Estádio da Luz,vendemos essa derrota tão cara,que por duas vezes a bola  estoirou nos postes das Águias,e num ultimo jogo final,aqui na Figueira da Foz, na obrigação de vencer por dois golos,chegamos ao céu com um primeiro estoiro fatal de Hilário,mas no calor emocional da procura do segundo,caímos na dignidade de um 3º lugar a nível Nacional,a par da União de Coimbra,que também perdeu com o F.C.Porto.

Bons tempos Senhor Ministro,bons tempos...
Bons tempos Poiares Maduro,bons tempos...

CNC