Afinal a vida foi,é...e será sempre um desafio na sequência sólida de percorrer caminhos que se ajustem à reflexão equilibrada e tolerante, onde os projetos nunca acabem, e se definam cada vez mais naquilo que queremos ser, e não no que os outros querem que nós sejamos...
Perceber que refletir e concluir são atos que não podem estar confinados apenas ao reflexo daquilo que experimentamos sozinhos, ou obcecadamente vemos nos outros,caindo assim na tentação de criar verdades absolutas agarradas a pressupostos com falta de equilíbrio identificativo da nossa própria vontade...
Não podemos nem devemos querer para os outros aquilo que foram momentos nossos,e ajustados apenas e só para nós próprios...
Fazer crescer é educar e tentar ser amigo,é procurar limar com valores acrescentados os passos próprios de uma imaturidade pela qual quando jovens naturalmente passamos,e ou se está bem atento,ou então ficamos apenas por nossa conta,e isso pode ser muito perigoso...
Sinto sinceramente que os "meus" me olham com a admiração de quem foi livre de escolher o seu próprio caminho,com responsabilidade e dispensando cópias comportamentais,mas entendendo que a partir de uma "base experimentada" também podemos ramificar genuinamente o nosso próprio"eu"...
Só se vive uma vez,e tirar originalidade a um ser,é limitar as emoções que estavam reservadas para cada um,e isso eu penso que não é justo...

Custódio Cruz

Aprender com a nossa sombra,e fixar os olhos em outras...

Aprender com a nossa sombra,e fixar os olhos em outras...
"...No dia em que me silenciarem a voz,não me apagarão os gestos,no dia em que me aniquilarem os gestos,nunca farão esquecer os meus sentimentos..." CustCruz

sábado, 20 de abril de 2019

As origens e o ser,a saudade e a certeza na presença...


Quintas de São Bartolomeu,
a aldeia do Sabugal onde nasceu e cresceu a minha MÃE.


Por entre montes e vales,
ainda se sentem as rajadas de vento,

o tempo passou,
e os brilhos da vida continuam inalteráveis à luz que os criou,
as nuvens negras também por lá escondem o sol,
mas continuam a dar esperança devota à ressurreição de quem os iluminou...

A simplicidade espalha-se a cada canto,
e a reflexão invade as almas disponíveis,
o sonho mudou com as passadas do tempo,
mas nada se alterou nos batimentos do coração,
a humildade veste a atitude de cada um,
e o mundo avança contando com a sua estrela cintilante...

Quintas de São Bartolomeu,
um retiro puro para quem ama a verdade,
ainda que pecadores também não possa impedir,
é pelo tamanho das conquistas que se avalia a sua história...

Maria Augusta Nogueira da Cruz,

escreveu este simples texto,
com as dicas que me transmitiu ao longo da vida,
com as palavras que me motivou a aprender,
com os sonhos em que me fez acreditar...

Quintas de São Bartolomeu,
tal qual Cavadoude na Serra da Estrela,
enquanto aldeias de meu encantamento,
que um dia uniram uma MÃE e um Pai,
que por lá já não andam,
que por cá já não os vejo,
mas que no meu coração aconchegam uma saudade,
que é a maior certeza das suas presenças...

Não morrerei,
sem antes voltar a repetir os passos dos seus trilhos,
os silêncios com que as suas almas prepararam as suas investidas,
as razões com as quais alimentaram a estrondosa vitória,
que só lhes pode ter dado o céu,
sem que nunca sejam esquecidos na terra...

Quintas de São Bartolomeu,
afinal também me pertences...
custcruz