Afinal a vida foi,é...e será sempre um desafio na sequência sólida de percorrer caminhos que se ajustem à reflexão equilibrada e tolerante, onde os projetos nunca acabem, e se definam cada vez mais naquilo que queremos ser, e não no que os outros querem que nós sejamos...
Perceber que refletir e concluir são atos que não podem estar confinados apenas ao reflexo daquilo que experimentamos sozinhos, ou obcecadamente vemos nos outros,caindo assim na tentação de criar verdades absolutas agarradas a pressupostos com falta de equilíbrio identificativo da nossa própria vontade...
Não podemos nem devemos querer para os outros aquilo que foram momentos nossos,e ajustados apenas e só para nós próprios...
Fazer crescer é educar e tentar ser amigo,é procurar limar com valores acrescentados os passos próprios de uma imaturidade pela qual quando jovens naturalmente passamos,e ou se está bem atento,ou então ficamos apenas por nossa conta,e isso pode ser muito perigoso...
Sinto sinceramente que os "meus" me olham com a admiração de quem foi livre de escolher o seu próprio caminho,com responsabilidade e dispensando cópias comportamentais,mas entendendo que a partir de uma "base experimentada" também podemos ramificar genuinamente o nosso próprio"eu"...
Só se vive uma vez,e tirar originalidade a um ser,é limitar as emoções que estavam reservadas para cada um,e isso eu penso que não é justo...

Custódio Cruz

Aprender com a nossa sombra,e fixar os olhos em outras...

Aprender com a nossa sombra,e fixar os olhos em outras...
"...No dia em que me silenciarem a voz,não me apagarão os gestos,no dia em que me aniquilarem os gestos,nunca farão esquecer os meus sentimentos..." CustCruz

segunda-feira, 16 de novembro de 2020

A pandemia, um ser humano e um gato, a sensibilidade e o amor à Terra...

 

A fotografia, é uma outra paixão que tenho, não no desafio da captação, mas muito mais perante o que "é caçado" por outros, e me toca num arrepio de emoções, mesmo até que não os conheça de lado nenhum.


Aqui pelo mundo tecnológico, também até sinto uma brisa da noite, e assim, nem deixo de desfrutar em pleno pelo tal arrepiar dos sentidos, porque também em todas as vezes em que me deparo com a diferença, solta-me a alma, e embalo atrevidamente na perceção do que posso não ter a certeza, mas exponho na procura da certificação genuína...
Estas imagens, disparadas por um tal, Diogo Maia, cativaram o meu envolvimento na mensagem proporcionada, pois pelo ressalto talentoso da sua sensibilidade, ainda mais se expande a tradução fiel de uma guerra silenciosa, onde artérias que muito dizem a quem ama a Figueira, surgem gélidas de um calor humano, que as compõe num qualquer contexto, que não este, e ao qual não estávamos habituados.


Mas eis que, também pelo meio da escuridão avassaladora, onde o silencio se insinua tenebroso na calçada do Picadeiro, corre passo a passo uma sombra rasteira, que no cálculo persegue um casal amigo, que em sítios certos, nunca falha com a comidinha que lhe aconchega a noite de sono, e lhe dá pujança à energia que o transportará a um novo dia.
Isso mesmo, na primeira foto, antes do Caçarola Dois, e já muito perto do Ipanema, quem sabe os seus amigos por lá estejam, no hábito do café da noite, e onde com o roçar nas pernas e um miar de afeto, lhes possa suplicar o saquinho da sua delicia pontual de vida.
Pois é, mas a Pandemia vai reinando, e se eu como muitos, entendi não ir em busca do meu descafeinado, também não tenho a certeza, se os Amigos deste Gatinho Cinzentão, por ordens do bom senso de confinamento , por lá não apareceram, e deste modo, terá sobrado perante a aproximação para o registo sensível do Diogo Maia, e por entre o monte das cadeiras, o olhar vidrado de um animal de rua, num choro intenso e suplicante, por algo que nem sempre se advinha pela necessidade.

Fica a esperança de um desidrato mais feliz do que o que perspetivo, na certeza porém, de que o COVID 19, já era hora de "dar à sola" para bem longe, de modo a acabar com a Guerra, e fazer regressar uma Paz que faz falta ao Mundo, e não só a quem quer que seja...
custcruz