Afinal a vida foi,é...e será sempre um desafio na sequência sólida de percorrer caminhos que se ajustem à reflexão equilibrada e tolerante, onde os projetos nunca acabem, e se definam cada vez mais naquilo que queremos ser, e não no que os outros querem que nós sejamos...
Perceber que refletir e concluir são atos que não podem estar confinados apenas ao reflexo daquilo que experimentamos sozinhos, ou obcecadamente vemos nos outros,caindo assim na tentação de criar verdades absolutas agarradas a pressupostos com falta de equilíbrio identificativo da nossa própria vontade...
Não podemos nem devemos querer para os outros aquilo que foram momentos nossos,e ajustados apenas e só para nós próprios...
Fazer crescer é educar e tentar ser amigo,é procurar limar com valores acrescentados os passos próprios de uma imaturidade pela qual quando jovens naturalmente passamos,e ou se está bem atento,ou então ficamos apenas por nossa conta,e isso pode ser muito perigoso...
Sinto sinceramente que os "meus" me olham com a admiração de quem foi livre de escolher o seu próprio caminho,com responsabilidade e dispensando cópias comportamentais,mas entendendo que a partir de uma "base experimentada" também podemos ramificar genuinamente o nosso próprio"eu"...
Só se vive uma vez,e tirar originalidade a um ser,é limitar as emoções que estavam reservadas para cada um,e isso eu penso que não é justo...

Custódio Cruz

Aprender com a nossa sombra,e fixar os olhos em outras...

Aprender com a nossa sombra,e fixar os olhos em outras...
"...No dia em que me silenciarem a voz,não me apagarão os gestos,no dia em que me aniquilarem os gestos,nunca farão esquecer os meus sentimentos..." CustCruz

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Mercado da Figueira,partir a loiça parte um...


Depois do muito tempo que passou entre 2007 e 2014,confesso estou muito orgulhoso,mas também muito desgastado com o processo Mercado Eng.Silva da Figueira da Foz,"as lutas" foram muitas,entre a minha liderança à frente de uma comissão de concessionários que primeiro criei,depois com a formalização e efectivação legal de uma Associação em defesa dos que dali vivem,e do espaço histórico e tradicional da Figueira da Foz,e daí para frente,ainda que de fora da Associação,que considerei e considero como crucial para uma defesa personalizada deste ultimo "reduto do povo",não deixei de estar atento aos movimentos,ou melhor clarificando ás pressupostas intenções de "amigos do espaço",que não o largam obcecadamente em propósitos que me deixam algumas dúvidas ao nível da credibilidade enquanto figuras que consigam gostar não tanto de dinheiro,como da nossa terra.
Lidar com responsáveis políticos como o Dr. Lídio Lopes,o Dr.Carlos Monteiro,o Eng.Duarte Silva ou o Dr.João Ataíde,não foi fácil,como aliás nunca poderia ser,porque não é fácil ser político na verdadeira acepção da palavra,mas muito menos fácil é ser-se sério e convicto na defesa igual de um Povo onde grassam "alguns" indignos,que traem por dá cá aquela palha qualquer um que seja para abater,mediante ordens de "forças supremas" que não olham a meios para que sejam atingidos fins,como tais os que têm afundado a nossa Figueira de há  muito tempo para cá.
Com as minhas preocupações,não ouve precipitações no planeamento de intervenção no Mercado da Figueira,não se avançou com 80 % dos apoios,e "promessas" de garantias dos restantes 20 %.
Com o meu incentivo,só se avançou com 100% dos apoios,e diga-se em bem da verdade,concretizados por quem tinha essa missão,que de forma ajustada ainda teve que completar contratempos com alguma imaginação e engenho.
Com a minha persistência,se lutou e conquistou convictamente a continuidade das nossas actividades num espaço provisório com uma dimensão de enorme dignidade,e mesmo tanta solidez,que em Janeiro de 2012,e face ao tremendo temporal ocorrido em data inesquecível,não "se voou" e nem se "desfizeram vidas" em "direcção à outra margem"...
Com a minha capacidade de sonho,não se descaracterizou de todo a "sala de visitas" da Figueira da Foz,que hoje e apesar de alguns contratempos menos bem calculados,se exibe como um exemplo de Mercado Tradicional preservado para muitos dos que ainda hoje e nessa confirmação evidente, entram com o brio das suas objectivas,na procura daquilo que só este espaço de eleição lhes pode oferecer. 
Com o meu querer,mantive até "um dia" a unidade providencial de todos os operadores do mercado,afastando-me por força de um enfraquecimento provocado por "bonecos de corda" que teimam em só olhar para os seus umbigos,e que para além de não serem donos de si mesmos,andam enrolados em egoísmos doentios,ora como já o referi por dependência,ora por mentalidades sedentárias  provocadas por idades impróprias para vôos de audácia irreverente.
Hoje temos uma Associação de Comerciantes desmantelada na sua essência efectiva,temos um Mercado profundamente divido em máscaras de hipocrisia,em invejas senis,em presunções intelectualmente pobritanas,enfim,num estado de profundo alerta para quem dele precise e goste,e que no arrasto pode um dia destes ver protagonistas alheios à sua essência,entrar portas dentro com as "capas" dos tais "bonequitos de corda",para desmantelar todo um sonho,e fazer finalmente erguer-se o pesadelo que tem perseguido o Mercado da nossa terra desde há muito para cá...
Estou cansado de tanta injustiça de que tenho sido alvo,por ser justo,por ser solidário,e nunca subserviente ou traidor,sei que estou no mesmo barco,mas também sei que para sobreviver e porque preciso,tenho que reformular a minha conduta e estratégia futura.
Basta de alimentarem uma imagem de desordeiro,basta de se usarem da minha disponibilidade para dar a cara,basta de só recorrerem aos meus préstimos quando aflitos andam,basta pontualmente de me atacarem para justificar imagens das quais possam tirar dividendos perante observadores que até nem sempre são bons pagadores.
Estou preocupado com o fim da Associação que criei,mas tenho a consciência de que nas actuais condições a que já referi,terei que "arriscar" num "Deus dará" que me ajude para um futuro de maior Paz,e que nunca pode passar por voltar a dar vida àquilo que "lobisomens" manietados têm como missão acabar sem honra nem glória.
Por fim,também eu digo ao Dr.Carlos Monteiro,ao Dr. Lídio Lopes,ao Dr.João Ataíde,e gostava muito de de o dizer ao Eng,Duarte Silva,que apesar da inconveniência de algumas atitudes que protagonizei nos seus mandatos,e em contactos expressivos em função deste dossier,que nunca por nunca lhes menti,até porque por não ser mentiroso sofro consequências que ao longo da minha vida só me têm suprimido a Paz de que tanto gostaria de usufruir.
Quanto ás vossas consciências só vocês mesmos poderão viver com elas,poderão acreditar nelas,poderão fazer delas o que quiserem,mas meus senhores,juro por tudo o que é mais sagrado para mim,que não traindo os meus colegas,também nunca o fiz com vocês mesmos,e que sempre usei a verdade pura na construção e clarificação dos meus sentimentos.
Hoje ficamos por aqui,na promessa de que não pararei de quando em vez,de expressar factos e realidades que vivi,vivo e viverei com um processo que bem sei estar muito longe do fim...
Boa sorte a todos com as convicções que têm,pois já quanto a mim,me restará pedir a Deus para não me deixar só,e assim poder quem sabe um dia ter direito a um sorriso,que quem sabe também até possa merecer...
Até à próxima...

Custódio Cruz