Afinal a vida foi,é...e será sempre um desafio na sequência sólida de percorrer caminhos que se ajustem à reflexão equilibrada e tolerante, onde os projetos nunca acabem, e se definam cada vez mais naquilo que queremos ser, e não no que os outros querem que nós sejamos...
Perceber que refletir e concluir são atos que não podem estar confinados apenas ao reflexo daquilo que experimentamos sozinhos, ou obcecadamente vemos nos outros,caindo assim na tentação de criar verdades absolutas agarradas a pressupostos com falta de equilíbrio identificativo da nossa própria vontade...
Não podemos nem devemos querer para os outros aquilo que foram momentos nossos,e ajustados apenas e só para nós próprios...
Fazer crescer é educar e tentar ser amigo,é procurar limar com valores acrescentados os passos próprios de uma imaturidade pela qual quando jovens naturalmente passamos,e ou se está bem atento,ou então ficamos apenas por nossa conta,e isso pode ser muito perigoso...
Sinto sinceramente que os "meus" me olham com a admiração de quem foi livre de escolher o seu próprio caminho,com responsabilidade e dispensando cópias comportamentais,mas entendendo que a partir de uma "base experimentada" também podemos ramificar genuinamente o nosso próprio"eu"...
Só se vive uma vez,e tirar originalidade a um ser,é limitar as emoções que estavam reservadas para cada um,e isso eu penso que não é justo...

Custódio Cruz

Aprender com a nossa sombra,e fixar os olhos em outras...

Aprender com a nossa sombra,e fixar os olhos em outras...
"...No dia em que me silenciarem a voz,não me apagarão os gestos,no dia em que me aniquilarem os gestos,nunca farão esquecer os meus sentimentos..." CustCruz

domingo, 27 de fevereiro de 2011

O senhor "Zé Bispo" partiu sem avisar...



Há pessoas assim...partem sem avisar...e não por ter esse defeito...mas sim...e apenas por uma questão de feitio...

Alfredo José Pinto Craveiro
"Zé Bispo"
(Aos 68 anos ( 1943 / 2011 )...decidiu partir deste mundo...)

O negociante,comerciante,caçador e desportista remador do GCF..."escolheu" e como sempre o fez...o final inesperado para a sua bonita e muito digna história de vida...
Para nós os comerciantes do Mercado Engenheiro Silva da Figueira da Foz...faleceu o "Bispo do Talho"...aquele senhor que há 50 anos tinha uma divisa de rigor e qualidade no serviço que prestava aos seus clientes...proporcionando a degustação de uma "carne diferente"...porque só ele lhe sabia dar o trato de um experiente talhante...que cativava muitos pelas suas escolhas personalizadas em autênticas pérolas gastronómicas...
Homem de "estirpe antiga"...que em oportunidades de negócio se dedicava de alma e coração...assim também alimentava a tradição de um concelho...produzindo nas suas próprias salinas...aquele "sal natural"...que o seu filho(Paulo Bispo) e conhecido ex.Guarda-Redes da Naval 1ºde Maio...caractrizaria de certo em tom poético..." como tanto de tanto sal...que hoje serão lágrimas de Portugal...
Homem que segundo diz aquela gente do Mercado...fazia as suas questões...e não as encomendava a ninguém...no seu negócio por exemplo...optava ele próprio por se orgulhar das suas chouriças artesanais...marcantemente saborosas...pela sua forma de as idealizar...e concretizar com a diferença de quem mais do que tudo...amava o que fazia...
Por mim...pode dizer-se que o conhecia menos bem...pois só a minha amizade de muitos anos com o Paulo Bispo...me proporcionaram alguns contactos pessoais que evidenciaram logo à partida a ilação notória de uma personalidade respeitada e que acima de tudo se dava ao respeito...
E fazendo uso de expressões e sentimentos caractrísticos do Paulo Bispo...não tive nesta vida com o senhor "Zé Bispo"...a possibilidade de viver "momentos intensos"...momentos de mais...momentos imensos...ou mesmo mentiras reais...
O que sempre fiz...foi respeitar um homem que conhecia a alguma distância...mas me parecia muito frontal...e executava na vida o resultado das suas convicções...mesmo que elas nem sempre fossem o espelho do que os outros queriam...
Respeitar aquele senhor...que ultimamente "vagueava" pelo mercado da Figueira...invocando argumentos de alegria ou tristeza em conversas francas com as pessoas que ele considerava(e bem...)da sua maior confiança...
Dava a volta do costume...e quando passava por mim...tinha sempre um cumprimento afável para me dirigir e considerar...e por isso mesmo o observava atentamente....e se ultimamente o vi algumas vezes a sorrir...outras o achei muito introspectivo...
Como infelizmente e nos últimos tempos...é muito fácil para mim sentir a áurea do desencanto humano...eu percebia que já não era só eu que andava zangado com a vida...e com a forma como ela hoje se nos oferece...
Até sempre senhor "Zé Bispo"...gostava de ter tido a oportunidade e a coragem de lhe dizer o último adeus muito mais de perto...mas infelizmente não o consegui...
Acredite que onde quer que esteja...o continuo a considerar e a respeitar...e sei que se DEUS EXISTE...não pode de o deixar de receber de braços abertos...porque nesta vida foi de certo muito mais o que traduziu em bem...do que aquilo que fez de mal...

Por fim...deixo aqui uma mensagem da Família Craveiro...nos termos a que tive acesso e passo a transcrever :

A Família Craveiro agradece aos que estiveram presentes...aos ausentes presentes...e a todos aqueles que ao longo da vida,partilharam com o saudoso em pleno...
Espera mesmo que tenha valido a pena...até porque o é sempre...quando a alma não é pequena...
Quem quer passar além do Bojador,tem de passar além da dor!
Adeus marido,pai,irmão,cunhado,tio e avô...
Foste além!
Lavos,24 de Fevereiro de 2011...

Por mim...volto a repetir de forma sentida...até sempre senhor "Zé Bispo"...