Afinal a vida foi,é...e será sempre um desafio na sequência sólida de percorrer caminhos que se ajustem à reflexão equilibrada e tolerante, onde os projetos nunca acabem, e se definam cada vez mais naquilo que queremos ser, e não no que os outros querem que nós sejamos...
Perceber que refletir e concluir são atos que não podem estar confinados apenas ao reflexo daquilo que experimentamos sozinhos, ou obcecadamente vemos nos outros,caindo assim na tentação de criar verdades absolutas agarradas a pressupostos com falta de equilíbrio identificativo da nossa própria vontade...
Não podemos nem devemos querer para os outros aquilo que foram momentos nossos,e ajustados apenas e só para nós próprios...
Fazer crescer é educar e tentar ser amigo,é procurar limar com valores acrescentados os passos próprios de uma imaturidade pela qual quando jovens naturalmente passamos,e ou se está bem atento,ou então ficamos apenas por nossa conta,e isso pode ser muito perigoso...
Sinto sinceramente que os "meus" me olham com a admiração de quem foi livre de escolher o seu próprio caminho,com responsabilidade e dispensando cópias comportamentais,mas entendendo que a partir de uma "base experimentada" também podemos ramificar genuinamente o nosso próprio"eu"...
Só se vive uma vez,e tirar originalidade a um ser,é limitar as emoções que estavam reservadas para cada um,e isso eu penso que não é justo...

Custódio Cruz

Aprender com a nossa sombra,e fixar os olhos em outras...

Aprender com a nossa sombra,e fixar os olhos em outras...
"...No dia em que me silenciarem a voz,não me apagarão os gestos,no dia em que me aniquilarem os gestos,nunca farão esquecer os meus sentimentos..." CustCruz

terça-feira, 10 de maio de 2011

As minhas outras emoções na Queima de Coimbra 2011...(1)


Foi o tal dia para nunca mais esquecer...
Ouvia falar...mas não imaginava que para além do "sol" que iluminou a minha enorme vontade de estar presente...pudesse até eu fazer um regresso a um passado que só não vivi a este nível e nesta realidade única...mas com o qual facilmente me identifiquei e me retratei nas emoções irreverentes de quem é jovem...e não se inibe de manifestar sentimentos tão excêntricos quanto genuínos...ou tão puros quanto verdadeiros...
Mesmo que regados com muito álcool...com "marcações de grandes penalidades" a que nenhum se furtava...a verdade é que...só determinadas vicissitudes da vida faz o ser humano alterar comportamentos...que não sejam o da exponteneadade,sinceridade e consequentemente o da crítica pura e objectiva...que infelizmente hoje pela "inibição do medo"...já nem nos "carnavais" floresce...enquanto oportunidade providencial de cidadania que deveria ser normal em todas as idades...e se bem que naturalmente amadurecidas pelo tempo...nunca deixassem que o tal medo tolhesse as suas opções mais personalizadas...
Cheguei a Coimbra...e experimentei logo novidades a que a minha quase fatal(espero que não...)desatenção de vida...ia fazendo cometer um erro de palmatória...quando me dirigi a uma banca de venda de flores...e perguntei o preço de um ramo em "tons amarelos"...ou não fosse essa a cor que sempre escolhi como referência pessoal...e não tivesse a zelosa vendedora a preocupação de me perguntar se era para oferecer a alguém de Medicina...e acho que aparecia junto á minha filhota com aquele ramo garboso...mas totalmente desapropriado a quem estava em Psicologia...
Até tremi...e tive pena de mim...
Bom...em tons de laranja e preto...que por sinal também me agradam...lá fui Rua do Mercado acima de ramo na mão direita...Praça da República...e continuando a escalar quase que montes sobre montes...cheguei ás tão afamadas escadas "Monumentais"...
Chiça...custou a subir uma por uma...mas apesar de me ter perdido na sua conta numérica...consegui atingir o cume onde morava o coração das emoções...que haveriam de desaguar de novo...até(para mim...)à Igreja de S.Cruz...
Não utilizei transportes públicos...mesmo que no cortejo a estudantada sugerisse no futuro e para o efeito..."submarinos para todos"...pois essa seria de certo uma ideia que agradaria ao Paulinho Portas...mas não de certo àquele mar de gente que pé ante pé tanto avançava...como marcava o compasso estridente no pontapé inevitável em milhares de latas de cerveja vazias que se amontoavam pelo chão...
Ouve tempo para tudo...até para aquela malta de preto trajados...preencher a folha dos Censos 2010...onde nos confidenciavam que neste Portugal há beira-mar plantado...era normal uma "estimativa real" de 1 trabalhador para 23 Turistas...
Críticos estes meninos...a quem nem o senhor ministro da educação escapou...com foto e tudo...despachando mais 600...como futuros empregados do Pingo Doce...
Já o Cavaco...comandava em caricatura um carro alegórico com um enorme par entre as pernas...mas também com uma cara de enjoado e comprometido...que os faziam tombar inertes pernas a baixo...
Entre um ou outro banho de cerveja...a "alegria" que transbordava de cada carro era tanta...que logo ali se ficou a saber :
"...que por cada uma daquelas portas de acesso...não havia lugar à entrada de qualquer "troica"...o mesmo seria dizer que o FMI...não tinha lugar ali
..."
Enquanto degitalizo outra foto...esperem aí que já vos conto o resto...
Se não quiserem...vão andando...que já vos apanho...
Piuuuuuuuuuuu

CNC