Afinal a vida foi,é...e será sempre um desafio na sequência sólida de percorrer caminhos que se ajustem à reflexão equilibrada e tolerante, onde os projetos nunca acabem, e se definam cada vez mais naquilo que queremos ser, e não no que os outros querem que nós sejamos...
Perceber que refletir e concluir são atos que não podem estar confinados apenas ao reflexo daquilo que experimentamos sozinhos, ou obcecadamente vemos nos outros,caindo assim na tentação de criar verdades absolutas agarradas a pressupostos com falta de equilíbrio identificativo da nossa própria vontade...
Não podemos nem devemos querer para os outros aquilo que foram momentos nossos,e ajustados apenas e só para nós próprios...
Fazer crescer é educar e tentar ser amigo,é procurar limar com valores acrescentados os passos próprios de uma imaturidade pela qual quando jovens naturalmente passamos,e ou se está bem atento,ou então ficamos apenas por nossa conta,e isso pode ser muito perigoso...
Sinto sinceramente que os "meus" me olham com a admiração de quem foi livre de escolher o seu próprio caminho,com responsabilidade e dispensando cópias comportamentais,mas entendendo que a partir de uma "base experimentada" também podemos ramificar genuinamente o nosso próprio"eu"...
Só se vive uma vez,e tirar originalidade a um ser,é limitar as emoções que estavam reservadas para cada um,e isso eu penso que não é justo...

Custódio Cruz

Aprender com a nossa sombra,e fixar os olhos em outras...

Aprender com a nossa sombra,e fixar os olhos em outras...
"...No dia em que me silenciarem a voz,não me apagarão os gestos,no dia em que me aniquilarem os gestos,nunca farão esquecer os meus sentimentos..." CustCruz

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

E a Naval "saboreou" a primeira vitória...e o Benfica B "digeriu" a primeira derrota nesta Liga 2012...


Soube deste jogo casualmente e pensei:
Porque não?
Pois se era certo que não me lembro da última vez que por ali estive a ver futebol profissional,não era menos sintomático o arrepio que me deu bruscamente no desejo de voltar a entrar no "meu" Estádio,no nosso Estádio,no Estádio de todos aqueles a que este "os toca de forma tão especial",sejam eles treinadores,jogadores,ou adeptos...
Sair do Mercado Provisório,tomar uma banhoca,comer uma enorme salada de fruta...e desopilar em direcção ao Bento Pessoa...e tudo assim porque até já se fazia tarde...
Não foi difícil arranjar lugar para o Fiat Uno,pois afinal de contas era um Naval/ Benfica...mas de "segundo plano",visto que os "Benfas"...eram uma "segunda equipa", e que por isso não arrasta multidões...mesmo que ainda assim "a casa" estivesse até bem composta...
Comecei cedo a viver e a desfrutar de tudo o que me interessá-se...e isto porque não sou capaz de ir para o que quer que seja como é o exemplo...só para obcecadamente ver uma bola a saltar, e fazer a constatação de que 22 jogadores estariam a correr atrás dela...
Enquanto saía do carro...detecto logo ali dois grandes amigos e ex.Jogadores CNC,claramente com "semblantes algo apreensivos", e a dialogarem de certeza absoluta sobre Futebol Juvenil...O Paulo Bispo e o Paulo Moço,são agora dirigentes das classes jovens da Naval,e vindos de dentro do "campo de treinos do Bento Pessoa",pareceram-me, e pelo que conheço destes,transportados também em um diálogo de convicções determinadas e estratégica mente adaptadas àquilo que sonham implantar nos respectivos escalões etários...
Mas adiante...
Adiante encontrei-os eu, e então de "cara a a cara",já que antes até não achei conveniente cortar-lhes raciocínios,nem mesmo a mim me fazia "geito" deixar de "curtir a cena" de analisar aquelas posturas que um dia eram mais minhas do que deles, e isto por inerência de funções perfeitamente distintas...
Eu era o "Super treinador" (dirigente,psicólogo,pai,amigo...),pois...
Em frente que já estava quase na hora do jogo...
Passei, e quase conseguia os meus intentos de lhes apenas colocar cinco dedos nas costas como cumprimento de amizade e apoio incondicional à presença nas suas valorosas funções...
Mas claro,o Bispo é exigente(com razão...),e perguntou-me logo se era assim que se cumprimentavam os amigos...
Disse-lhe "a verdade" a que sempre habituei quem lida ou lidou comigo,pois faltavam escassos minutos para o jogo começar e ainda tinha que tirar bilhete em uma só bilheteira,e ao dispor de quem queria ver o jogo pagando a sua parte...
Como homem justo aos argumentos da verdade,sorriu e lá aceitou a minha atitude hipotéticamente precipitada,mas não menos calculista para quem não queria perder "pitada" do possível e interessante despique entre a Naval e o Benfica B...
Lá consegui entrar no Estádio a tempo das emoções soltas pelo spiker de serviço,e onde a voz do inconfundível Luís Pinto sempre me arrepia com o cântico do Hino da Naval...
As equipas entraram no relvado,e do "clube da velha senhora" só identifiquei o Carlitos,o Dr.Pedro Santos e J.A.,de resto tudo caras novas pela "falta de hábito" de me sentar nas cadeiras verdes e brancas...
Sim,era o Benfica B...mas que ainda não tinha perdido...que actuava com "segundas escolhas"(ou nem tanto...),porque dava expressão a uma filosofia de formação no futebol,onde tinham a oportunidade de ter o experiente Norton de Matos como treinador,actuar num palco tão competitivo quanto a "Divisão de Honra",serem vistos de perto pelos responsáveis do Benfica,e assim não correrem riscos de irem para algum "clube rodar",sem estrutura profissional,sem apoios financeiros capazes de os motivar...e também assim mais perto da probabilidade de um "momento mágico" que os possa catapultar para o sonho de todos os "jogadores da bola"...
Por conseguinte motivação não faltava aos Benfiquistas...
Quanto à Naval,e quando já se intensifica a ideia do deu triste fim no futebol profissional,interessava saber dos comportamentos dentro e fora das quatro linhas,e isto para tentar entender se Aprígio Santos ainda vai tentar um dia sair do futebol e da Naval com honra e glória,juntando aos feitos desportivos...os estruturais e físicos...
Certo é,que para o fazer tem que manter "a corda quente"...e colocar em jogo uma estratégia "menos fria",já que coração nunca lhe faltou,mas deu-me e dá-me a impressão que "recalcamentos de um passado de vida já longíquo", não o têm deixado sair em beleza de quase nada o que tenha "tocado",e mesmo que tenha também até todas as condições para o fazer...
Ou não o deixam?
Adiante de novo...
Vinte "minutos de sonho" deram à Naval 2 golos concretizados pelo cudicioso Tó Zé Marreco(porra...que raio de nome...),e por um dos melhores em jogo,o João Pedro,que ou muito me engano ou estará por cá até ao Natal,tal o que me impressionou no seu "bailado" sem bola,talento técnico individual,velocidade e acerto colectivo,como que sempre "equilibrando" as acções defensivas e ofensivas num jogo...
Por isso saiu esgotado, e bem substituído...
O Ricardo Neves(G.R.),teve tempo para brilhar e mostrar que "os verdes e brancos" estão bem servidos naquela função,mas se pudesse ainda gostava de falar com ele, para me explicar melhor o golo do Benfica...ainda que reparta claramente culpas com um sector defensivo que esteve muito capaz até ali, e num "ápice" teve uma perfeita paragem de cérebro...
Agora em grande,esteve o "negro" Tikito,que foi o pêndulo de uma defesa bem articulada,mas que na hora das "dobras" e "ressaltos", providencialmente tinha neste "coloret" a capacidade enorme de recuperação no terreno,feita de muito sentido posicional,concentração e tremenda ambição...
Até parecia que estava a jogar para "Benfica ver"...
Mas é claro que não(!),só estou a brincar, pois foi a primeira vez que vi jogar este grupo de trabalho, e não posso obviamente fazer qualquer tipo de conjecturas e comparações...
Digo eu claro...
O Vítor Alves que me parece já "velhorro"(se calhar por ser careca)...mas que me impressionou muito favoravelmente por essa eventual experiência com que "pautou com brilho" a sua prestação individual durante todo o jogo...se bem que me pareceu que com desgaste físico possa "produzir menos"...e por isso o "calmo e sereno treinador da Naval" deverá aqui estar muito atento consoante o adversário que lhe aparecer pela frente...
De resto o Leandrinho correu quilómetros...o Carlitos cumpriu muito bem as suas missões tácticas...e o Diogo Vila jogando ao lado do "anjo negro"...completa uma dupla de centrais muito fortes e modernos...
Sabem uma coisa?
Esta Naval tem talento...e"até"soube controlar emoções nos vários momentos de jogo...
De tal forma que nem quis ver os quatro minutos de compensação,tal a confiança com que depositei numa equipa que podia oscilar com o golo do Benfica...mas me mostrou que esse acidente ou lapso sectorial mais não foi que um "momento único" e mau de um jogo, em que a Naval venceu em toda a linha o Benfica B...como aliás já o fez também em ocasião "determinada no tempo"...e à equipa principal...
A Claque Maravilhas sempre em altas a animar as "hostes que pareciam descrentes"...mas sinceramente e porque não gosto de "unificação de espíritos",deixem estar a Claque Maravilhas no sítio em que está...e "aqueles putos" que estavam ao lado, coloquem-nos em um outro sítio do estádio...já que os "reportórios" de apoio são perfeitamente díspares,e escusa uma claque ter que se calar para se ouvir a outra...
Parabéns Claque Maravilhas pelo bom senso no respeito e oportunidade dada...mas sinceramente não havia necessidade...e o espectáculo ganharia com duas sensibilidades enriquecedoras no"jogo de fora das quatro linhas"...
Pronto...chega que estou cheio de sono...mesmo que este "prélio" me tenha espevitado emoções muito agradáveis de voltar a viver "cores" já experimentadas, vou fazer como o meu amigo que já "não o é tanto" D.Pedro Santos,(e assim talvez porque nem tudo é possível na vida,mesmo que a gente o queira...), e então "sprintar vigorosamente" para "o sossego" que vai intervalar o resto da minha vida...
Ora fiquem bem...tá bem ?