Afinal a vida foi,é...e será sempre um desafio na sequência sólida de percorrer caminhos que se ajustem à reflexão equilibrada e tolerante, onde os projetos nunca acabem, e se definam cada vez mais naquilo que queremos ser, e não no que os outros querem que nós sejamos...
Perceber que refletir e concluir são atos que não podem estar confinados apenas ao reflexo daquilo que experimentamos sozinhos, ou obcecadamente vemos nos outros,caindo assim na tentação de criar verdades absolutas agarradas a pressupostos com falta de equilíbrio identificativo da nossa própria vontade...
Não podemos nem devemos querer para os outros aquilo que foram momentos nossos,e ajustados apenas e só para nós próprios...
Fazer crescer é educar e tentar ser amigo,é procurar limar com valores acrescentados os passos próprios de uma imaturidade pela qual quando jovens naturalmente passamos,e ou se está bem atento,ou então ficamos apenas por nossa conta,e isso pode ser muito perigoso...
Sinto sinceramente que os "meus" me olham com a admiração de quem foi livre de escolher o seu próprio caminho,com responsabilidade e dispensando cópias comportamentais,mas entendendo que a partir de uma "base experimentada" também podemos ramificar genuinamente o nosso próprio"eu"...
Só se vive uma vez,e tirar originalidade a um ser,é limitar as emoções que estavam reservadas para cada um,e isso eu penso que não é justo...

Custódio Cruz

Aprender com a nossa sombra,e fixar os olhos em outras...

Aprender com a nossa sombra,e fixar os olhos em outras...
"...No dia em que me silenciarem a voz,não me apagarão os gestos,no dia em que me aniquilarem os gestos,nunca farão esquecer os meus sentimentos..." CustCruz

sábado, 1 de maio de 2010

Pare,escute e olhe...(gestos e atitudes...)






Ao que me contaram foi noite de casa cheia...o tal silêncio que cada um tem dentro de si...experimentou finalmente as emoções tal qual o realizador deste filme as viveu...
Ali não há mentiras...mas sim a profundidade de sentimentos vivida por alguém que se sabe expor à vida...que parou de certo aqui e acolá...e escutou primeiro com atenção...configurando depois com o seu olhar de enorme sensibilidade...a certeza daquilo que era o objecto do seu trabalho...
Como já esperava foi um êxito estrondoso a exibição em estreia na Figueira da Foz( CAE )do filme do vilaverdense Jorge Pelicano...
O que não esperava mesmo... foi o que me contaram...
Que mais um dos meus eternos jogadores de futebol de formação...soltou o seu enorme coração e resolveu revelar perante um auditório repleto de gente...aquilo que escrevi aqui no meu Blog sobre o seu trabalho...invocando ainda a estima com o facto de eu ter sido seu treinador de futebol...
Este foi um daqueles momentos únicos e mágicos desta vida de todos nós...que foi proporcionado por alguém que também admiro e respeito muito...e para quem devolvo inteiramente os aplausos com que premiaram o final da leitura desse meu conjunto de palavras...
Ficou ali bem patente a estrutura humana e capacidade profissional do Jorge,baseada na honestidade,humildade e uma tremenda sensibilidade para ser verdadeiro...e revelar aquilo que a sua consciência acha melhor...
É verdade,não estive presente...
E não estive...como também não estaria se ainda assim soubesse o que ia acontecer...
Ando com umas zangas com a vida...e prefiro remeter-me ao meu canto e observar tranquilamente o mundo...não estou fechado em casa...mas não vou há muito a eventos sociais...
É uma opção...por enquanto...só isso...
Mas as tais ditas palavras só as escrevi porque visionei o seu trabalho...e foram o preciosismo das imagens,com o eco daquelas captações sonoras,o enredo configurado na humanidade presente naquele mundo esquecido...que me tocaram de forma muito especial...
E esse mérito...é inteiramente de quem mas colocou à minha frente...
Caso contrário não aconteciam...
Parabéns Jorge Pelicano...
Só não te agradeço a tua atitude que tão bem me fez sentir...porque os gestos de amizade e respeito não se agradecem...
Apenas se guardam...
CNC