Afinal a vida foi,é...e será sempre um desafio na sequência sólida de percorrer caminhos que se ajustem à reflexão equilibrada e tolerante, onde os projetos nunca acabem, e se definam cada vez mais naquilo que queremos ser, e não no que os outros querem que nós sejamos...
Perceber que refletir e concluir são atos que não podem estar confinados apenas ao reflexo daquilo que experimentamos sozinhos, ou obcecadamente vemos nos outros,caindo assim na tentação de criar verdades absolutas agarradas a pressupostos com falta de equilíbrio identificativo da nossa própria vontade...
Não podemos nem devemos querer para os outros aquilo que foram momentos nossos,e ajustados apenas e só para nós próprios...
Fazer crescer é educar e tentar ser amigo,é procurar limar com valores acrescentados os passos próprios de uma imaturidade pela qual quando jovens naturalmente passamos,e ou se está bem atento,ou então ficamos apenas por nossa conta,e isso pode ser muito perigoso...
Sinto sinceramente que os "meus" me olham com a admiração de quem foi livre de escolher o seu próprio caminho,com responsabilidade e dispensando cópias comportamentais,mas entendendo que a partir de uma "base experimentada" também podemos ramificar genuinamente o nosso próprio"eu"...
Só se vive uma vez,e tirar originalidade a um ser,é limitar as emoções que estavam reservadas para cada um,e isso eu penso que não é justo...

Custódio Cruz

Aprender com a nossa sombra,e fixar os olhos em outras...

Aprender com a nossa sombra,e fixar os olhos em outras...
"...No dia em que me silenciarem a voz,não me apagarão os gestos,no dia em que me aniquilarem os gestos,nunca farão esquecer os meus sentimentos..." CustCruz

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Imaginação,criatividade e urbanidade... igual a CASA CHEIA NO CAE...

Estava frio...
"Tremi" até chegar ao CAE...
Sim...tremi mas foi mesmo de frio...
Entrei no Auditório e senti que afinal "ainda" não estava sozinho...
Casa cheia de concessionários do Mercado...de políticos assumidos...de gente anónima mas com amor à Figueira...de empresários bem sucedidos na vida...enfim...de figueirenses que acredito também amam como eu a nossa terra...
Se tinha "receios" de que no que diz respeito ao Mercado poderia ser uma jornada solitária?
É sempre prudente que os tenhamos nos tempos que correm...
As pessoas andam cheias de problemas...de decepções...de depressões...e por isso é muito difícil fazer valer a capacidade de mobilização enquanto gesto puro de cidadania...

Ali estiveram pessoas de vários pontos do Concelho da Figueira...que se deslocaram...e que deixaram o quentinho das suas casas para lutar por causas...

E isso é muito bom...e hoje muito difícil de acontecer...
Sabia que tinha que dar o melhor...ignorando as "tecnologias assassinas"...ignorando a tentativa de ser ignorado...os mal intencionados...as distorções propositadas...e até mesmo sabendo que a hipocrisia social que por vezes faz milagres poderia dar azo a uma qualquer surpresa daquelas que já não surpreendem ninguém...

As minhas apostas são sempre na estratégia das palavras e na abordagem das minhas verdades...na realidade dos factos sem subterfúgios de qualquer espécie...e na clareza dos objectivos que são os de "uma maioria alargada"...
Parece fácil...mas não é...(não é mesmo para qualquer um)...
Modéstia à parte claro está...
Senhores políticos da minha terra...eu sei que sou pouco...mas de certo um pouco que já foi menos...e que agora só é "um pouco mais"... por "necessidades óbvias" de não perder um rumo de alguma estabilidade humana e social...
Eu e os meus colegas do Mercado...
Os Figueirenses...e a nossa querida Figueira...
Quer queiram quer não...as posturas são o mal que "matou a cartilha"...e não as ideologias...
Quando estas foram feitas não foram a prazo...dando mesmo o lugar à evolução da mente e sentido de adaptação às necessidades sociais de momento...
E é isto tão só...e tão simples...que quem queira ser útil e colher com isso o reconhecimento humano e político...deve almejar como caminho de um só sentido...fundamentado na solidariedade...solidariedade...e mais solidariedade...
Vai ter que se compreender que agir para com o POVO hoje em dia...já não pode ser da mesma forma "como antes"...porque ele está mais "empobrecido"e pior do que isso reúnem-se na maior fatia...
Foi bom ter levado comigo o Dr.Santos Gomes...para que perceba "in loco" com o que está a pretender lidar e defender...
Espero que tenha sido proveitosa esta apresentação de um Projecto em 3D...e como alguém referiu na sala...ainda assim teve uma explicação vaga...muito vaga...e pouco convincente em alguns domínios...
De qualquer forma valeu a pena...

Olha se valeu a pena!

Amanhã já vou mais leve para o MERCADO...

Já me posso "isolar mais"...e tentar perceber o complemento das primeiras reacções...dando seguimento a uma estratégia de acção sempre mais ajustada aos pressupostos que têm orientado o meu mandato como Presidente de uma Associação...que sinceramente sinto cada vez mais haverá muito boa gente que dava tudo para que esta não existisse...ou então...que eu me decidisse mesmo por voltar para o Futebol...e quiçá porque não...para terras longínquas como por exemplo ANGOLA...onde "segundo ouvi dizer" é mais fácil a ida...que o regresso...
Quanto à apresentação do Projecto do Mercado e da Regeneração do Forte Santa Catarina...volto mais logo com as minhas "baboseiras incultas e desproporcionadas" aos "comportamentos redondos" de ilustres opinantes da nossa "Praça"...
Até daqueles que sentindo que lá por casa já anda tudo com as "pernas avariadas"...e estavam já prontos naquela altura para tentar um qualquer "negócio da China"...talvez até sabendo que o "Futre" já por aí anda...

Enfim...com tudo "teso quem nem uns carapaus"...ainda os há que sonham com "milagres das rosas"...
Bom...até logo então...
Pois para já...era só para dizer...que ainda não foi desta que perdemos...
Nem pouco mais ou menos...


Custódio Cruz