Afinal a vida foi,é...e será sempre um desafio na sequência sólida de percorrer caminhos que se ajustem à reflexão equilibrada e tolerante, onde os projetos nunca acabem, e se definam cada vez mais naquilo que queremos ser, e não no que os outros querem que nós sejamos...
Perceber que refletir e concluir são atos que não podem estar confinados apenas ao reflexo daquilo que experimentamos sozinhos, ou obcecadamente vemos nos outros,caindo assim na tentação de criar verdades absolutas agarradas a pressupostos com falta de equilíbrio identificativo da nossa própria vontade...
Não podemos nem devemos querer para os outros aquilo que foram momentos nossos,e ajustados apenas e só para nós próprios...
Fazer crescer é educar e tentar ser amigo,é procurar limar com valores acrescentados os passos próprios de uma imaturidade pela qual quando jovens naturalmente passamos,e ou se está bem atento,ou então ficamos apenas por nossa conta,e isso pode ser muito perigoso...
Sinto sinceramente que os "meus" me olham com a admiração de quem foi livre de escolher o seu próprio caminho,com responsabilidade e dispensando cópias comportamentais,mas entendendo que a partir de uma "base experimentada" também podemos ramificar genuinamente o nosso próprio"eu"...
Só se vive uma vez,e tirar originalidade a um ser,é limitar as emoções que estavam reservadas para cada um,e isso eu penso que não é justo...

Custódio Cruz

Aprender com a nossa sombra,e fixar os olhos em outras...

Aprender com a nossa sombra,e fixar os olhos em outras...
"...No dia em que me silenciarem a voz,não me apagarão os gestos,no dia em que me aniquilarem os gestos,nunca farão esquecer os meus sentimentos..." CustCruz

sábado, 30 de junho de 2012

As minhas "mágoas" no meio de três talentos que encontrei por aí...


Está decidido...irei fazer guerra a quem não me deixar viver como eu quero...
Eu sei que sou "estranho"...mas é com essa "estranheza" que pretendo caminhar o resto da minha vida...
Não julguem que pela "estrutura psicológica" com que projecto as minhas "mágoas" ,esteja abatido ou em algum declínio do Mundo...
Revoltado por vezes...até talvez..."convencido" e subserviente...nunca...
Pelo contrário...nunca me senti tão igual a mim mesmo...fortíssimo...capaz de virar o mundo ao contrário se preciso for...
Sobre este meu estado de espírito neste "soalheiro Sábado"...estamos falados...já sobre outras emoções que me espevitam arrepios...estou feliz por viver e poder "abraçar o talento de outros",que são "fieis" na forma como também são capazes de traduzir o que sinto...o que gosto...o que admiro...e o que protejo como escolhas de vida...




(Foto "um" de PEDRO AGOSTINHO DA CRUZ )

O Pedro, eu conheço pessoalmente,para além de um amigo que raramente encontro, mas considero, de familiar tem apenas a "casualidade" que eu tenho de carragar a "Cruz" com que "padrinhos" diferentes escolheram para mesmo sobrenome,pois de resto o meu padrinho até foi o Santo António...acho sem ter a certeza...que por não se arranjar ninguém "deste mundo" para acompanhar orgulhosamente o momento do meu batismo...
Ok...ainda bem...hoje sou muito feliz por "tal" ter acontecido...afinal logo ali, já o destino vinha ao encontro da forma como hoje sou,pouco dado "a padrinhos de circunstãncia"...e valorizando o "apadrinhamento do coração"...
Mas...o que interessa agora é o Pedro Cruz...sobrinho de um amigo do "lado de lá" do mondêgo...e que por mais que o observe no seu trabalho...não me canso de o elogiar...e tão só porque as traduções das ditas emoções em cada foto "que nos dá"...me dizem tanto daquilo que pensava ser só meu...
Aqui, e nesta foto,o "Picadeiro" que os meus olhos tanto assim já viram "ao cair da tarde",com aquele contraste de sombras quentes e banhadas por uma brisa fresca, que também tanto me aconchega na liberdade de caminhar em direção à "esplanada",onde o mar nos beija em sossego...dando-nos a paz que tantas vezes queremos para a "nossa alma"...


A tradução fiel de um caminho de glória que ilumina aquela artéria da nossa cidade...e que se calca "como ontem"...com a cor,o brilho, e os tons de "uma face" que só precisa de ser cuidada...porque "luz própria" está aqui mais que provado que a tem...

(Foto "dois" de LUÍS COGUMELO PESSOA)

Este Luis das Alhadas(Figueira da Foz),nunca o vi mais gordo nem menos,deu-me a oportunidade de ser seu amigo no facebook...e como sou "um cusco da pior espécie"...quase aqui arriscava que estamos perante outro ser humano de dimensão distinta, pela simplicidade "dos gestos" e "das captações que conquista"...
Nesta foto,Luis Cogumelo Pessoa, demonstra uma subtileza de objectivos onde a tranquilidade e o silêncio da vida se misturam com promenores, que são tanto daquilo que também tantas vezes se esquece...porque não se experimentam sequer, nas "pausas" que podem limar os nossos sentimentos...
Uma árvore sobre um leito estático, mas belo pelo espelho de luz que se reflete no espírito de quem o conseguir vislumbrar,os cantos escuros e silenciosos como retiros de seres ocultos, que lá podem estar ou não...
Se calhar até nos observam...se calhar até já conhecem o Luís Pessoa...e por isso...o deixam captar as mais genuínas emoções de um "paraíso" que a mente sempre pode encontar,assim saibam expôr-se ao encanto da tranquilidade da vida...

(Foto "três" de SÉRGIO VIEIRA)



O Sérgio Vieira,também nunca o vi (acho eu...),observo o seu modo de ver e sentir a vida pelo facebook, e confidencio sinceramente que como ao Luís, nem faço muito a questão de os ver,e tão somente porque entendo que o cruzamento de seres se dá das mais variadas formas, e se completa apenas como acontece..."podendo" não ser prudente a aproximação na artificialização da vida... pois "pode adulterar" decisivamente a "arte de comunicar"...
Sérgio Vieira, é ao que suponho de Brenha(Figueira da Foz),e traduz nesta foto "uma paixão como outras", que herdei de um ser muito especial na vida de qualquer filho...
Como sempre, quando chego a casa e ao fim da tarde...lá estão "elas" empoleiradas no beiral da minha janela...
Currucurru...currucurru...e depois de sentirem a minha presença, travam lutas "umas como as outras", na defesa de um território que serve para se alimentarem da "trinca de arroz" que lhes ofereço...esforçando-me eu paralelamente na distribuição justa dos seus proveitos...e assim distraindo a malfadada intenção de lutas desnecessárias...
O pior é que todos os dias é a mesma coisa...mas aí já estou conformado...porque "cá entre nós"...a estupidez também abunda no vício de conquistas egoístas...
Bom,mas vamos lá falar do que o Sérgio é capaz...
Escolhi esta foto pelas razões decisivas que já aludi neste dia em que se a minha mãe fosse viva, ontem tinha feito anos...mas "entre tantas" que o Sérgio coloca ao "dispor do mundo",vos digo com toda a segurança, estarmos perante um ser de uma enorme sensibilidade, que consegue atingir "os poucos nadas" que "por isso mesmo são tanto" ...e não se vêem à luz desarmada...
Nesta foto está lá tudo...o olhar expectante e eventualmente surpreso de uma pomba...que perante a "objectiva" do "tipo de Brenha"...fica entre "o vai e o não vai", por um esvoaçar que a leve para longe do que aquele tal "tipo" lhe quer fazer...
Não fugiu, e deixou-se hipnotizar pelo olhar do Sérgio...mostrando a "transparência" das suas penas,que como em "camadas" se amontoam ordenadamente,ou rebeldes na directa proporcionalidade do esforço deste animal em "bicar" o seu sustento...
Ficou também o "globo ocular" bem atento...assim como que "jogando" "numa pose" que a possa destacar das "outras semelhantes"...
Enfim...no fundo coisas também de seres humanos...


Momento "quatro"...
Já agora...apesar dos erros ortográficos que não posso impedir pelas minhas debilidades no conhecimento ciêntifico da "Lingua de Camões", e ainda porque "há três dias" que estou impedido(não sei como ...e no meu PC...) de fazer a "correção ortográfica"...pergunto a mim mesmo, e deixo-vos com o meu pretenciosismo intelectualizado :

Se acham que algum dia eu podia escrever um livro ?
Ou sei lá... ser Presidente da Câmara da "nossa terra" ?
Ou quiçá, vereador de "qualquer coisa",o que até já não era "nada mau" ?
Pois estou a ficar maluco não é?
Tou a ver!!!!!!!!!!

Bem,entre "as dúvidas e as certezas" da minha hipotética falta de "lucidez mental"...deixo-vos aqui o "TABU"...e quem sabe que se "ao passar a ribeirinha das minhas ilusões"..."vocês" não consigam mesmo que com "algum" esforço, valorizar os meus textos e as minhas "emoções de cidadania"...

Então vá...UM BOM FIM DE SEMANA para todos...mas mesmo para todos...já que hoje até estou muito bem disposto...

Custódio Cruz