Afinal a vida foi,é...e será sempre um desafio na sequência sólida de percorrer caminhos que se ajustem à reflexão equilibrada e tolerante, onde os projetos nunca acabem, e se definam cada vez mais naquilo que queremos ser, e não no que os outros querem que nós sejamos...
Perceber que refletir e concluir são atos que não podem estar confinados apenas ao reflexo daquilo que experimentamos sozinhos, ou obcecadamente vemos nos outros,caindo assim na tentação de criar verdades absolutas agarradas a pressupostos com falta de equilíbrio identificativo da nossa própria vontade...
Não podemos nem devemos querer para os outros aquilo que foram momentos nossos,e ajustados apenas e só para nós próprios...
Fazer crescer é educar e tentar ser amigo,é procurar limar com valores acrescentados os passos próprios de uma imaturidade pela qual quando jovens naturalmente passamos,e ou se está bem atento,ou então ficamos apenas por nossa conta,e isso pode ser muito perigoso...
Sinto sinceramente que os "meus" me olham com a admiração de quem foi livre de escolher o seu próprio caminho,com responsabilidade e dispensando cópias comportamentais,mas entendendo que a partir de uma "base experimentada" também podemos ramificar genuinamente o nosso próprio"eu"...
Só se vive uma vez,e tirar originalidade a um ser,é limitar as emoções que estavam reservadas para cada um,e isso eu penso que não é justo...

Custódio Cruz

Aprender com a nossa sombra,e fixar os olhos em outras...

Aprender com a nossa sombra,e fixar os olhos em outras...
"...No dia em que me silenciarem a voz,não me apagarão os gestos,no dia em que me aniquilarem os gestos,nunca farão esquecer os meus sentimentos..." CustCruz

sexta-feira, 22 de junho de 2012

Perdi um amigo que comigo estava "zangado"...


Estupefacto !
Rui Pedro
partiu desta vida e não avisou quem era seu amigo ou apenas conhecido...
Eu tinha-o como um bom ser humano,afável,solidário e sobretudo muito personalizado nas suas convicções...
A dor de ver partir "um jovem" que conhecia desde os tempos de criança e do futebol...já não é fácil de aceitar...
A mágoa de ter partido sem comigo acertar um "mal entendido"...vai ser companhia triste da minha consciência entre os vivos...
Foi um dia no Café Brasil...ele como sempre juntava-se com os amigos no final da "labuta diária"...e sentando-se na mesa onde também eu estava,travámos de um "despique verbal" que até era normal entre pessoas como nós...
Ele não tinha "pejo" para dizer o que pensava...e
eu não tinha como não tenho "receios" de dar azo às minhas convicções...
Palavra puxa palavra...discordámos de qualquer coisa que eu agora já nem me lembro,
aliás como algumas vezes aconteceu ao longo dos tempos com ele e com outros amigos, mas nem por isso o respeito mutuo foi colocado alguma vez em causa...
A surpresa de um "choque de maior fricção verbal" estava em mim...pois na altura iniciava um processo depressivo pela perda dos meus pais(os dois no mesmo ano).
A verdade é que uma conversa acabou com uma atitude disparatada da minha parte...e ao que ele respondeu como sempre educadamente,e com um silêncio surpreso por me ver num estado estranho ao nosso relacionamento...
Agora,chego a casa e dou uma vistas de olhos ao facebook,rodo o "ticker", e quem ficou em silêncio e perfeitamente chocado fui eu...
O Rui já não está entre nós...
E agora?
O que faço para corrigir um erro que foi claramente meu,mesmo que sustentado em razões de índole emocional ?
Como te peço desculpa e me tento justificar com aquilo com o qual não estavas ao corrente, e por isso também não esperavas...
Nunca mais te vi...nunca mais te encontrei...só sei porque (sem vaidades hipócritas),tenho o "dom" de " saber definir " as pessoas que me surgem pela frente,e sei por isso que tu ficas-te (e com razão...) mal impressionado comigo,achavas-me agora vaidoso e pouco humilde até...
Mas Rui Pedro,tudo aconteceu perante a minha própria surpresa...a vida não tem sido fácil para ninguém,e como deves calcular,para mim também não...
2009...foi um ano para tentar esquecer...e agora 2012...é outro ano em que ficam as sombras escuras pela partida de uma ser humano amigo do seu amigo,impetuoso,mas leal e verdadeiro...
Vê lá...passaram quase três anos...e o momento que agora "reclamo" já não pode acontecer neste mundo...
Desculpa Rui Pedro...é o mínimo que posso fazer...para além de desejar que onde quer que estejas e ao leres esta missiva...se solte "
aquele " sorriso tolerante e amigo que eu não soube cativar nos últimos tempos...
Um grande abraço...e fica a saber que eu sou dos que acredita que neste momento,tu só podes estar entre os bons,ou seja entre aqueles que valem a pena encontrar na vida...
Até sempre AMIGO !!!!!!!!!!!!



Custódio Cruz