Afinal a vida foi,é...e será sempre um desafio na sequência sólida de percorrer caminhos que se ajustem à reflexão equilibrada e tolerante, onde os projetos nunca acabem, e se definam cada vez mais naquilo que queremos ser, e não no que os outros querem que nós sejamos...
Perceber que refletir e concluir são atos que não podem estar confinados apenas ao reflexo daquilo que experimentamos sozinhos, ou obcecadamente vemos nos outros,caindo assim na tentação de criar verdades absolutas agarradas a pressupostos com falta de equilíbrio identificativo da nossa própria vontade...
Não podemos nem devemos querer para os outros aquilo que foram momentos nossos,e ajustados apenas e só para nós próprios...
Fazer crescer é educar e tentar ser amigo,é procurar limar com valores acrescentados os passos próprios de uma imaturidade pela qual quando jovens naturalmente passamos,e ou se está bem atento,ou então ficamos apenas por nossa conta,e isso pode ser muito perigoso...
Sinto sinceramente que os "meus" me olham com a admiração de quem foi livre de escolher o seu próprio caminho,com responsabilidade e dispensando cópias comportamentais,mas entendendo que a partir de uma "base experimentada" também podemos ramificar genuinamente o nosso próprio"eu"...
Só se vive uma vez,e tirar originalidade a um ser,é limitar as emoções que estavam reservadas para cada um,e isso eu penso que não é justo...

Custódio Cruz

Aprender com a nossa sombra,e fixar os olhos em outras...

Aprender com a nossa sombra,e fixar os olhos em outras...
"...No dia em que me silenciarem a voz,não me apagarão os gestos,no dia em que me aniquilarem os gestos,nunca farão esquecer os meus sentimentos..." CustCruz

segunda-feira, 21 de março de 2011

Bons tempos que já não voltam ...mas se podem ainda recordar...



O poder da imagem no moldar da mente ...

Se tivermos atentos ás expressões físicas destes cinco bons jogadores e óptimos seres humanos,verificamos a seriedade com que colocavam em tudo o que faziam,até mesmo para tirar uma fotografia...
Não se pense que não sorriram nesta foto por estarem tristes,mas ao contrário,não o faziam por serem felizes e sonhadores,orgulhosamente acreditarem em si próprios e ambicionarem em cada vez fazer melhor.
Faziam parte de uma equipa que para além de ganhar mais vezes do que perdia,até lhes dava o "alimento" de um sonho de crescimento personalizado no futebol e num clube em que naquele tempo até se potenciava a escolha de jogadores jovens para a equipa principal
Era parte da pedagogia que lhes transmitia,perceberem e darem o devido valor a cada momento, e a oportunidade que a vida lhes concedia,tinham que ter presente que estavam "expostos" ao sucesso,e que agora seriam eles a ter o cuidado em "saber estar",protegendo uma imagem que podia credibilizar os seus anseios.
Os equipamentos que vestiam(e se eu pudesse...)eram escolhidos na personalização que me convinha para mexer com os seus "egos",tentava que fossem diferentes do normal,como estas camisolas que assim que as vi em determinado lugar as "desviei" logo para os meus jogadores,tendo a certeza que depois de se equiparem se olhariam ao espelho vezes sem conta por se sentirem bem no respeito de uma boa veste.
Assim,entrariam em campo mais "soltos e confiantes" de que nada havia a temer,porque tudo estava apenas pensado para juntarem mais "qualquer coisa" a uma muito desejava vitória...
Era o meu "jogo psicológico",só meu e mesmo meu,mas que acreditem ajudava muito aos resultados globais...
No fim até vencíamos mais do que perdíamos, e credibilizávamos essas vitórias com a tal "exibição" que depois seria o "eco" dos cantos da Figueira,que ajudaria ao motivo porque naqueles sábados à tarde o campo de treinos ou o Estádio Municipal José Bento Pessoa se enchia de gente como não vejo agora em muitos jogos da equipa principal da Naval.
Pois,e se o jogo fosse no pelado,ele estava bem "passadinho",e com uma instalação sonora a funcionar para mencionar o "nome dos artistas",para  assim lhes dar mais motivos para sonharem com o futuro.
Se eu era um bom Psicólogo?
Sei lá o que isso é...
O que eu sei é que:
"...Que quem não cuida da sua imagem,mete nas mãos dos outros a moral que nos pertence..." cnc
E isso,eu não o permitia,porque fazia parte da formação do atleta e sobretudo do ser humano que tinha à minha frente,perceber que jogar futebol não era só andar  aos pontapés à bola...
Sou um bocado vaidoso não sou?
Claro,se eu não o fosse como é que eu era diferente dos outros?...
Aprendam que eu não duro sempre...