Afinal a vida foi,é...e será sempre um desafio na sequência sólida de percorrer caminhos que se ajustem à reflexão equilibrada e tolerante, onde os projetos nunca acabem, e se definam cada vez mais naquilo que queremos ser, e não no que os outros querem que nós sejamos...
Perceber que refletir e concluir são atos que não podem estar confinados apenas ao reflexo daquilo que experimentamos sozinhos, ou obcecadamente vemos nos outros,caindo assim na tentação de criar verdades absolutas agarradas a pressupostos com falta de equilíbrio identificativo da nossa própria vontade...
Não podemos nem devemos querer para os outros aquilo que foram momentos nossos,e ajustados apenas e só para nós próprios...
Fazer crescer é educar e tentar ser amigo,é procurar limar com valores acrescentados os passos próprios de uma imaturidade pela qual quando jovens naturalmente passamos,e ou se está bem atento,ou então ficamos apenas por nossa conta,e isso pode ser muito perigoso...
Sinto sinceramente que os "meus" me olham com a admiração de quem foi livre de escolher o seu próprio caminho,com responsabilidade e dispensando cópias comportamentais,mas entendendo que a partir de uma "base experimentada" também podemos ramificar genuinamente o nosso próprio"eu"...
Só se vive uma vez,e tirar originalidade a um ser,é limitar as emoções que estavam reservadas para cada um,e isso eu penso que não é justo...

Custódio Cruz

Aprender com a nossa sombra,e fixar os olhos em outras...

Aprender com a nossa sombra,e fixar os olhos em outras...
"...No dia em que me silenciarem a voz,não me apagarão os gestos,no dia em que me aniquilarem os gestos,nunca farão esquecer os meus sentimentos..." CustCruz

sexta-feira, 18 de março de 2011

Saudades...

Depois do MTK 2000,foi a Naval durante 3 anos de sonho,de quase campeão de Portugal (3º lugar a nível nacional atrás de Benfica e F.C.Porto...)na categoria de iniciados,e de mais uma subida ao nacional no ano seguinte(com tropa pelo meio...),e mais ainda, no último ano a treinar duas equipas em simultâneo,ter tido "a sorte" de conseguir levar os Juniores e também os Juvenis à "Fase Final Nacional(2ªfase)".
Foram feitos estes,que até hoje ainda não tinham sido repetidos,eis que apesar de em Juvenis ainda não se ter igualado semelhante "performance"na história da Naval,este ano os juniores verde e brancos conseguiram essa proeza. e para minha grande felicidade pelas mãos de um treinador que foi meu jogador,no caso o Miguel Carvalho,aquele "baixinho" que andava sempre a bater com os pés no chão,e que está ali com a bola mesmo ao pé dele(tinha que ser,não foi nada fácil tirar-lhe esse vício...).
Pois é,adiante,como eu já naquele tempo tinha a "mania" da personalidade,e como não me sentia bem no clube do ainda hoje clube do meu coração,fui de "malas aviadas" para a terra que me viu nascer...
"ò Buarcos lindo...ó meu ai jesus..."
Por lá estive 5 anos,uma equipa de Juvenis e 3 de Juniores sempre a dar "porrada" na minha Naval,4 anos consecutivos vencedores da 1ªFase Distrital e também 4 vezes Vice-Campeões Distritais,sempre perdendo no último jogo da época a possibilidade de ser campeão e subir ao nacional,como também sempre "calhando" no sorteio "feito" na Associação Futebol de Coimbra,a tal casualidade de a Naval,o Marialvas,o Oliveira de Hospital,ou "outro clube maior" que o "pequenino" G.D.Buarcos ficar para a derradeira partida decisiva.
E mais ainda,em todos esses quatro jogos a equipa de arbitragem ter tido jogos para esquecer por "manifesta infelicidade",sempre deixando o refilão do Custódio Cruz e os seus jogadores desolados e de lágrimas nos olhos...
Que galo,ser treinador de um clube "mija na escada",transformar o seu campo de jogos no "Caldeirão do Cabo Mondego", onde se ganhava quase sempre,sendo o Buarcos também na equipa mais vencedora fora de casa durante a época,só que no fim a história repetia-se,e "acontecia"o destino mais cruel para "um sonhador"como eu,e que ainda hoje estou para saber onde é que vai parar com este mau feitio todo.
Depois isso eu conto...
Mas pronto,ficaram mais uma vez as equipas inesquecíveis,e que sempre farão perdurar a amizade entre todos os seus componentes ainda, e até hoje...
O "maluco" e grande amigo Pedro Querido(g.r.),e que é hoje camionista como o Pai,o Lima foi grande jogador e é treinador com sucesso,o Dr.Margato,pois é Dr. e foi um notável central,o Camegim foi também um central e pêras,o Hélder foi jogador de qualidade superior e dimensionada ao futebol de 11 e de salão,o António "um senhor" capitão na verdadeira acepção da palavra,o Paulo Jorge era o "pepe" rápido,o Mechita foi a jóia da coroa e singrou no futebol nacional,jogando mesmo no Paços de Ferreira,o Gil dos "Carritos" ainda hoje é um excelente ser humano,e foi um bon jogador,o Batata era aquele lateral raçudo,o Luis era um "calheiro" que dava a pele em campo,o Fernandito ainda "ganhou uns trocos" a jogar nos campeonatos nacionais e pelo muito talento que tinha,o Miguel Costa para além do grande jogador que foi,está entre os meus melhores amigos,e o Miguel Carvalho fica já avisado que já foi por demais atrevido em ter igualado o meu feito na Naval,agora que nem se atreva a sair do último lugar da "Fase Final de Juniores Nacional",se não faz melhor que eu,e melhor que o Mister CNC não pode ser...
Ó "palhaçito",não te estiques...
Abraço Miguel,boa sorte e ganha sempre...