Afinal a vida foi,é...e será sempre um desafio na sequência sólida de percorrer caminhos que se ajustem à reflexão equilibrada e tolerante, onde os projetos nunca acabem, e se definam cada vez mais naquilo que queremos ser, e não no que os outros querem que nós sejamos...
Perceber que refletir e concluir são atos que não podem estar confinados apenas ao reflexo daquilo que experimentamos sozinhos, ou obcecadamente vemos nos outros,caindo assim na tentação de criar verdades absolutas agarradas a pressupostos com falta de equilíbrio identificativo da nossa própria vontade...
Não podemos nem devemos querer para os outros aquilo que foram momentos nossos,e ajustados apenas e só para nós próprios...
Fazer crescer é educar e tentar ser amigo,é procurar limar com valores acrescentados os passos próprios de uma imaturidade pela qual quando jovens naturalmente passamos,e ou se está bem atento,ou então ficamos apenas por nossa conta,e isso pode ser muito perigoso...
Sinto sinceramente que os "meus" me olham com a admiração de quem foi livre de escolher o seu próprio caminho,com responsabilidade e dispensando cópias comportamentais,mas entendendo que a partir de uma "base experimentada" também podemos ramificar genuinamente o nosso próprio"eu"...
Só se vive uma vez,e tirar originalidade a um ser,é limitar as emoções que estavam reservadas para cada um,e isso eu penso que não é justo...

Custódio Cruz

Aprender com a nossa sombra,e fixar os olhos em outras...

Aprender com a nossa sombra,e fixar os olhos em outras...
"...No dia em que me silenciarem a voz,não me apagarão os gestos,no dia em que me aniquilarem os gestos,nunca farão esquecer os meus sentimentos..." CustCruz

sábado, 16 de abril de 2011

Palavras que dão ânimo a "uma causa" que vai ser muito difícil de ganhar...


João Mano (Ex.director do Grupo Desportivo de Buarcos )

Amigo custódio, o prazer é todo meu em o ter como amigo, eu dou muito valor á amizade e quando a mesma é verdadeira ainda mais valor dou, siga com a sua luta que no fundo é de todos nós, estou convencido que vai ganhar esta batalha para bem dos figueirenses...


Este tal senhor João Mano,foi sempre um verdadeiro senhor...
Conheci-o e trabalhei com ele durante alguns anos nas camadas jovens do Grupo Desportivo de Buarcos,encontrei nele a tradução fiel de um homem verdadeiramente do povo,muito experiente,organizado,metódico e dedicado a uma causa que era também a minha,a de formar jogadores de futebol,mas acima de tudo verdadeiros homens para a vida...
"Este", faz parte "daqueles" que comigo viveram a realidade daquilo que realmente cada um de nós era como pessoa,e passados todos estes anos, continuam a ter o grato prazer de se relacionarem e cultivar uma sincera amizade...
É dos tais que valeram a pena terem-se um dia cruzado comigo...
Lidou horas e mais horas,minutos e mais minutos,segundos e mais segundos com a minha dita personalidade difícil, essencialmente pela forma polémica de estar na vida e no futebol...mas ainda assim e como "outros" verdadeiros amigos,nunca teve dúvidas das minhas mais valias e normais debilidades, como qualquer ser humano que saiba equilibrar a personalidade com a humildade suficiente para se fazer notar mais pela positiva...
Conhece o lado de cá,e dele não precisou de ouviu dizer,pois com os anos aprendeu a lidar com o lado "podre" do futebol e da vida,e conhecia como ninguém o tipo de gentalha que não olha a meios para atingir os fins...
Enfim,não ia em diz que disse,mas no que via e certificava à luz dos seus próprios olhos...
Fique descansado amigo João Mano,que não projecto nem nunca projectei nada no sentido de mudar a minha conduta de forma a o decepcionar,nem a si,nem graças a Deus aos muitos amigos que ainda assim me preenchem nas horas difíceis com um apoio moral que sinceramente preciso, e só não agradeço,porque como sempre digo a amizade não se agradece,mas sim, guarda-se em sítio apropriado...
Esta "batalha" é de facto para ganhar,mesmo que como nos aconteceu no Grupo Desportivo de Buarcos algumas vezes tenhamos levado com "arbitragens" que tomavam em "linha de conta" a nossa "pequenez",mas o certo é, que depois o sabor da vitória era muito mais doce,e o das poucas derrotas,suficientemente confortantes pela solidariedade familiar que as nossas equipas de futebol jovem sempre tiveram...
Obrigado amigo por confiar em mim,e fique certo que não está sozinho...

Mercado Engenheiro Silva da Figueira da Foz...
SEMPRE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

CNC