Afinal a vida foi,é...e será sempre um desafio na sequência sólida de percorrer caminhos que se ajustem à reflexão equilibrada e tolerante, onde os projetos nunca acabem, e se definam cada vez mais naquilo que queremos ser, e não no que os outros querem que nós sejamos...
Perceber que refletir e concluir são atos que não podem estar confinados apenas ao reflexo daquilo que experimentamos sozinhos, ou obcecadamente vemos nos outros,caindo assim na tentação de criar verdades absolutas agarradas a pressupostos com falta de equilíbrio identificativo da nossa própria vontade...
Não podemos nem devemos querer para os outros aquilo que foram momentos nossos,e ajustados apenas e só para nós próprios...
Fazer crescer é educar e tentar ser amigo,é procurar limar com valores acrescentados os passos próprios de uma imaturidade pela qual quando jovens naturalmente passamos,e ou se está bem atento,ou então ficamos apenas por nossa conta,e isso pode ser muito perigoso...
Sinto sinceramente que os "meus" me olham com a admiração de quem foi livre de escolher o seu próprio caminho,com responsabilidade e dispensando cópias comportamentais,mas entendendo que a partir de uma "base experimentada" também podemos ramificar genuinamente o nosso próprio"eu"...
Só se vive uma vez,e tirar originalidade a um ser,é limitar as emoções que estavam reservadas para cada um,e isso eu penso que não é justo...

Custódio Cruz

Aprender com a nossa sombra,e fixar os olhos em outras...

Aprender com a nossa sombra,e fixar os olhos em outras...
"...No dia em que me silenciarem a voz,não me apagarão os gestos,no dia em que me aniquilarem os gestos,nunca farão esquecer os meus sentimentos..." CustCruz

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Homenagem ao Engenheiro Aguiar de Carvalho...e a minha luta pelo Mercado da Figueira...










Privei com o Engenheiro Aguiar de Carvalho aquando das minhas passagens pela Naval 1º de Maio,mas ainda assim em curtos espaços de discurso directo,de raízes beirãs como as minhas,nunca disfarçou essas suas origens e pelo contrário demonstrava-o orgulhosamente,de frontalidade controlada,mas firme nas suas convicções,percorreu e fez um trajecto assinalável e com obra feita na nossa Figueira da Foz.
Ainda assim,e na minha óptica, pecou por "repetir caminhos" e "arrastar-se" numa missão que como todas têm momentos providenciais de afastamento,e ele não o fez, talvez por "sombras" que ele temia sem razão.
Deixando de perceber isso,caiu num labirinto de uma gestão que deixou de ser tão rigorosa e se automatizou naturalmente numa "libertinagem" de excessos de confiança generalizada.

Enfim,o coração acomoda-se e a alma artificializa-se friamente.
Depois,bem depois,o reflexo natural é de que os "assuntos" levem rumos que muitas das vezes por mais vontade que se tenha,não se conseguem fazer polir num cunho de filosofias de um passado de brilho, e pior do que isso,ficam ofuscados por realidades confusas e onde a transparência é apanhada de surpresa.
De resto,e embora não seja do meu tempo de vivência directa,tentou levar o Mercado da Figueira para um local impróprio,o que só não aconteceu porque tinha "um adversário de estimação" que o quis contrariar,e até o conseguiu,olhe senhor Engenheiro,agora até cá me fazia um grande "geito",pois "o tal" a que me refiro, entretanto solidificou determinadas amizades e agora já só pensa em "escavacar" o nosso Mercado da Figueira de alto a baixo,quem sabe o conseguia convencer a ajudar-me,e com o !gozo" de também contrariar o "dito cujo",e assim ajustando contas,me desse umas "dicas" para não precisar de "caçar gaivotas"para sobreviver.
Bom.mas vamos ao que interessa...

O que eu queria mesmo,era que ao Mercado Engenheiro Silva da Figueira da Foz não volte a ser objecto de uma materialização caprichada do desidrato que um dia alguém sonhou por si...
Sabe,eu já não sou treinador de futebol jovem,e recuperei aquilo que nunca deveria ter deixado de abraçar,ou melhor clarificando,dando também espaço ao jogo político,salvo seja,claro está,mas como sou muito criativo e desconcertante,ando todo convencido que no final o maior ganhador vou mesmo ser eu.
Olhe Senhor Engenheiro,que seja o que Deus quiser...

Olha,olha...
O Dr.Santana Lopes por cá? 
Ora seja bem vindo...

Que pena eu não ter fato para a cerimónia,pois de certo ele com o seu bom coração e sentido democrático,me explicaria como um homem com a sua experiência no direito,até não soube que um Regulamento Interno de um Mercado Municipal deveria ter sido publicado no Diário da República,e já agora se o foi,como se certificou convictamente que este foi objecto de projecto de consulta pública.
E até lhe perguntava ainda,qual era o seu entendimento jurídico(opinião) do artigo 13,que distribui direitos de opção por nós e pela Autarquia,e assim nos prejudica de forma clara...

Mas como se diz aqui pela minha terra, há mais marés que marinheiros,e oportunidades essas nós temos quando menos esperamos.

Juro que não vou perder esse anseio se o tiver,e também juro que não saio de perto dele enquanto não me convencer que até possa ter sido um "lapso"do qual ele próprio e mesmo outros nem se aperceberam...
Espero que haja justiça neste país,e se não houver,faço como o "outro" e recorro a quem me possa ajudar a perceber porque a minha "cana de pesca" foi comprada por mim e por isso mesmo está em minha casa,mas até me pode ser retirada por "um gajo qualquer" que passe na rua,e se lembre do tal alegado "interesse público" da coisa...

Enfim,folgo em vê-lo,e um dia destes também encontrá-lo.

Ou então não,pois se tudo correr bem e com a normalidade prevista,vou mas é esquecer e volto para o meu mundo da fantasia,que sinceramente prefiro,e até juro nunca de lá quis sair,é que
alguém me obrigou,e não o devia ter feito...

Se ando preocupado com o meu futuro?
Então pois,e tudo apenas por uma questão de sobrevivência...

Normal...não?