Afinal a vida foi,é...e será sempre um desafio na sequência sólida de percorrer caminhos que se ajustem à reflexão equilibrada e tolerante, onde os projetos nunca acabem, e se definam cada vez mais naquilo que queremos ser, e não no que os outros querem que nós sejamos...
Perceber que refletir e concluir são atos que não podem estar confinados apenas ao reflexo daquilo que experimentamos sozinhos, ou obcecadamente vemos nos outros,caindo assim na tentação de criar verdades absolutas agarradas a pressupostos com falta de equilíbrio identificativo da nossa própria vontade...
Não podemos nem devemos querer para os outros aquilo que foram momentos nossos,e ajustados apenas e só para nós próprios...
Fazer crescer é educar e tentar ser amigo,é procurar limar com valores acrescentados os passos próprios de uma imaturidade pela qual quando jovens naturalmente passamos,e ou se está bem atento,ou então ficamos apenas por nossa conta,e isso pode ser muito perigoso...
Sinto sinceramente que os "meus" me olham com a admiração de quem foi livre de escolher o seu próprio caminho,com responsabilidade e dispensando cópias comportamentais,mas entendendo que a partir de uma "base experimentada" também podemos ramificar genuinamente o nosso próprio"eu"...
Só se vive uma vez,e tirar originalidade a um ser,é limitar as emoções que estavam reservadas para cada um,e isso eu penso que não é justo...

Custódio Cruz

Aprender com a nossa sombra,e fixar os olhos em outras...

Aprender com a nossa sombra,e fixar os olhos em outras...
"...No dia em que me silenciarem a voz,não me apagarão os gestos,no dia em que me aniquilarem os gestos,nunca farão esquecer os meus sentimentos..." CustCruz

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Mau...mau...mas afinal em que é que ficamos? (episódio 1)








Pronto,e depois eu é que tenho mau feitio,sou desordeiro,sou complicativo,sou tudo o que quiserem,mas uma coisa que eu não sou graças a Deus é "daltónico",e por isso ora aqui vai...
Dia 21 de Outubro de 2011,ou seja nesta última sexta-feira,foi convocada uma reunião na Câmara Municipal da Figueira da Foz com a direcção da Associação dos Comerciantes do Mercado Engenheiro Silva,e onde nos foi dito por "algumas palavras" que o processo de Requalificação do Mercado Engenheiro Silva voltava à "estaca zero",e isto em matéria da efectiva anulação do procedimento de requalificação,procurando agora a revogação da decisão contratual assumida até aqui...e mais não sei o quê...
Razão apresentada para tal atitude,a dúvida de que alguns requisitos legais que deveriam ser reformulados no sentido de revelarem eficácia objectiva em sede de tribunal de contas...
Chiça!!!(pensei eu...)dois anos depois ainda andamos nestas indecisões?
Bem,siga a dança,e toca de ouvir o que mais nos iria acontecer nas nossas vidas.
Ouvidos atentos,e ficamos também a saber que numa "situação inédita" ao conhecimento comum,até porque a "Autarquia está de tanga",até se conseguiu que o FEDER determinasse um adiantamento de 30% do valor atribuído(85%) para a obra,e que a seguir os "pagamentos faseados" seriam trigo limpo farinha amparo...
Aliás,um senhor engenheiro responsável até disse que esse montante "vinha de mota",porque afinal de contas até havia uma grande necessidade de escoamento financeiro lá pelas Europas.
E eu a pensar que "a crise" era assim tão má...
(Não sei se estão a ver...)
Já eu armado em "xico esperto",perguntei porque numa notícia recente na imprensa regional um presidente de uma Autarquia vizinha apelava ao senhor secretário de estado que naquela altura ali estava prontinho para a inauguração de uma escola, no sentido de interceder junto do Feder para efectivar o pagamento dos prometidos 3,9milhões de euros que ainda não tinham chegado apesar da obra concluída.
Resposta pronta,que talvez naquele Município não tivessem sido competentes na construção do processo.

Ora se já estavam "prometidos" !
Engolindo em seco continuámos a ouvir,e vai daí,ficámos a saber também que o período de intervenção de obras no espaço seria agora de 10 a 12 meses...
Ora aqui parecia estar uma boa notícia,mas de facto pensando bem e com a "velocidade cruzeiro" nestas trocas e baldrocas,eu que não sou engenheiro fiquei atrapalhadíssimo com tanta "perícia técnica" nesta alteração de prazos de execução com uma diferença de 6 a 8 meses,extraordinário pensei eu...
Sim pensei eu,porque também penso,apesar de tudo...
Mas como eram os senhores Engenheiros que o diziam,quem era eu para duvidar.
Entretanto foi adicionada à comunicação "que o filme em 3D" já estava pronto,e que quando quiséssemos era só sentar as nossas "bundas" nas fofinhas cadeiras do CAE,e apreciar o modo de como poderia nascer a obra.
Já quanto à circunstancia de a GAM/Viasolo,ou seja a empresa que estava a intervencionar o eventual Mercado Provisório no parque das gaivotas ter "dado à sola",não tinha sido mais do que pela razão das somas das razões apresentadas.
(Há pois desculpem lá,a Viasolo foi adquirida recentemente pela GAM,e isto pelo que investiguei, dada a credibilidade que esta trouxe a uma empresa que assim ficou com um maior alcance comercial...)
Chegou a hora de eu colocar algumas questões,e pronto,se confuso estava,mais fiquei,e entre muitas explicações pouco consistentes,refiro uma ou outra de importância elevada nos objectivos com que foi criada a nossa Associação.
Os "Produtores" na sua maioria vão mesmo de "frosques",e isto apesar de se tratar de gente que tem reformas muito baixas,e para quem aquela possibilidade de vender os seus produtos plantados nos seus quintais são uma verdadeira mais valia,e mais ainda em tempo de crise,não dá cota com a perdigota em termos da intervenção social,e que se deveria exigir cada vez mais aos políticos nos tempos que correm.
E não venham com a falta de espaço,porque se eles lá estão, também lá podiam continuar,os espaços claro,e o sentido humano viria por acréscimo.
Depois fiz mais uma pergunta chave(penso eu de que),como por exemplo se o "Mercado Provisório" estando numa área da jurisdição da Administração do Porto da Figueira da Foz,não seria razão de instabilidade para a nossa permanência naquele local em caso de atraso de obras no Mercado Engenheiro Silva.
A reacção foi pronta e despreocupada nesta matéria,e foi-nos dito mesmo,que não haveria problema nenhum,pois tinham toda a segurança do mundo que nunca havia esse risco.
Bom,como uma boa telenovela que se preze,as cenas dos próximos capítulos surgirão de certo em breve,e eu cá estarei para as constatar e registar...
Nem de propósito,hoje dia 24 de Outubro e entre uma nata e um cafézinho,até me ia engasgando quando abri o JORNAL AS BEIRAS e vi aquilo que li...
Querem que diga o que lá está escrito?
Ok,o contrário das certezas da dita reunião,e ditas pelo "capiton"da Administração Portuária...
Para o que haveria de estar guardado!