Afinal a vida foi,é...e será sempre um desafio na sequência sólida de percorrer caminhos que se ajustem à reflexão equilibrada e tolerante, onde os projetos nunca acabem, e se definam cada vez mais naquilo que queremos ser, e não no que os outros querem que nós sejamos...
Perceber que refletir e concluir são atos que não podem estar confinados apenas ao reflexo daquilo que experimentamos sozinhos, ou obcecadamente vemos nos outros,caindo assim na tentação de criar verdades absolutas agarradas a pressupostos com falta de equilíbrio identificativo da nossa própria vontade...
Não podemos nem devemos querer para os outros aquilo que foram momentos nossos,e ajustados apenas e só para nós próprios...
Fazer crescer é educar e tentar ser amigo,é procurar limar com valores acrescentados os passos próprios de uma imaturidade pela qual quando jovens naturalmente passamos,e ou se está bem atento,ou então ficamos apenas por nossa conta,e isso pode ser muito perigoso...
Sinto sinceramente que os "meus" me olham com a admiração de quem foi livre de escolher o seu próprio caminho,com responsabilidade e dispensando cópias comportamentais,mas entendendo que a partir de uma "base experimentada" também podemos ramificar genuinamente o nosso próprio"eu"...
Só se vive uma vez,e tirar originalidade a um ser,é limitar as emoções que estavam reservadas para cada um,e isso eu penso que não é justo...

Custódio Cruz

Aprender com a nossa sombra,e fixar os olhos em outras...

Aprender com a nossa sombra,e fixar os olhos em outras...
"...No dia em que me silenciarem a voz,não me apagarão os gestos,no dia em que me aniquilarem os gestos,nunca farão esquecer os meus sentimentos..." CustCruz

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

E os "bonequitos de corda" voltam a atacar no Mercado Engenheiro Silva da Figueira da Foz...



Quase sobre humano...é a tarefa que Deus me deu para defender uma causa como a do Mercado Eng.Silva da Figueira da Foz...e ao mesmo tempo colocar-me entre a "espada e a parede" num jogo de sobrevivência onde não quero...nem posso recuar...
Por isso assumi a luta desde há já quatro anos para cá,sempre com o espírito de que a quem conhece não surpreende...e a quem não conhecia...passou a conhecer...
Esta história do "Mercado da Figueira" vem de longe...
Os protagonistas são mais ou menos os mesmos...mas desta feita...as rivalidades entre o poder económico são menores...os interesses são conciliáveis...e a oposição personaliza-se na minha teimosia em defender a actividade que dá alguma consistência ao meu modo de vida...e à aqueles que como eu não podem arriscar a perder a única "cana de pesca" que alimenta as bocas das suas famílias...
O certo é que já entre muitas histórias para contar...quem está do lado de lá...também não desiste perante o acerto da minha persistência...e com "anzóis sem isca"...conseguem criar "figurinhas manipuladas" para dividir uma Associação de Comerciantes...que finalizou o ano de 2011 com 95% de cotas em dia...o que facilmente faz retirar como ilação...da força e do apoio que tem quem lidera este complicado processo...
Sinceramente e depois de tudo o que tenho passado quer pessoalmente...quer familiarmente...e ainda das "certezas pouco ou nada abonatórias" que já tenho como certas relativamente ao processo de intervenção física naquele espaço cultural e histórico...começo a ficar cansado de tanta hipocrisia...e por isso...e como das outras vezes...vou manter o meu estilo de liderança...metendo a "boca no trombone" à frente destas "figurinhas" sem personalidade própria...e falsas como judas...e talvez quem sabe fechar "um ciclo" de atitudes que possam trazer "outras mais arejadas"...e proporcionais à validade do que se fez até aqui...e que foi muito valoroso...
Digo-o convictamente :

VIVA A DEMOCRACIA...
VIVA PARA SEMPRE O MERCADO DA FIGUEIRA...
AGUARDEM OS MEUS "PRÓXIMOS PASSOS" EM DEFESA DA SALA DE VISITAS DA NOSSA TERRA...

Custódio Cruz