Afinal a vida foi,é...e será sempre um desafio na sequência sólida de percorrer caminhos que se ajustem à reflexão equilibrada e tolerante, onde os projetos nunca acabem, e se definam cada vez mais naquilo que queremos ser, e não no que os outros querem que nós sejamos...
Perceber que refletir e concluir são atos que não podem estar confinados apenas ao reflexo daquilo que experimentamos sozinhos, ou obcecadamente vemos nos outros,caindo assim na tentação de criar verdades absolutas agarradas a pressupostos com falta de equilíbrio identificativo da nossa própria vontade...
Não podemos nem devemos querer para os outros aquilo que foram momentos nossos,e ajustados apenas e só para nós próprios...
Fazer crescer é educar e tentar ser amigo,é procurar limar com valores acrescentados os passos próprios de uma imaturidade pela qual quando jovens naturalmente passamos,e ou se está bem atento,ou então ficamos apenas por nossa conta,e isso pode ser muito perigoso...
Sinto sinceramente que os "meus" me olham com a admiração de quem foi livre de escolher o seu próprio caminho,com responsabilidade e dispensando cópias comportamentais,mas entendendo que a partir de uma "base experimentada" também podemos ramificar genuinamente o nosso próprio"eu"...
Só se vive uma vez,e tirar originalidade a um ser,é limitar as emoções que estavam reservadas para cada um,e isso eu penso que não é justo...

Custódio Cruz

Aprender com a nossa sombra,e fixar os olhos em outras...

Aprender com a nossa sombra,e fixar os olhos em outras...
"...No dia em que me silenciarem a voz,não me apagarão os gestos,no dia em que me aniquilarem os gestos,nunca farão esquecer os meus sentimentos..." CustCruz

sábado, 28 de janeiro de 2012

Futebol...uma paixão que morrerá junto de mim...(Um bom domingo...porque o sábado já quase passou...)

(A recepção da bola com a parte externa do pé e o apoio subtil e ligeiro do tornozelo...o corpo num equilíbrio perfeito...e a vontade traduzida em movimentos tão espectaculares quanto "seguros" na pretensão de uma "cegada" que até pode resultar...
Nas suas costas um opositor controlado em "passos medidos" e enquadrados numa tranquilidade aparente...mas que só pode ser colocada à prova...quando se "sentir" a possibilidade da eficácia de um quase golpe de arte momentânea...)


Paralelamente também esta é uma tentativa minha de um "momento mágico" de quem foi treinador durante 30 anos...ainda que com "poucos cursos" por falta de tempo...mas com muita vontade de ensinar...
Desculpem a aparente falta de humildade...mas apenas acreditem que por estar aqui e agora na companhia do meu silêncio...espevito e tento regressar a um mundo que também me pertence...e até pelas memórias que são tantas e tão doces...
Ouçam-me se quiserem...
Respeitei-me se o julgarem justo...
Pois apenas quero falar com "alguém"...na tal tentativa de "tocar" um pouco que seja do brilho de um universo que tão bem conheço...e que do qual até já vou sentindo saudades...
Muitas saudades mesmo...
Em contraste...acredito pouco que algum dia o volte a "abraçar"...
Não porque não queiram "eles"...mas sim por isso mesmo...não tenha eu mesmo essa vontade de o fazer...

O futebol...a vida...e o atrevimento como a diferença de cada um...

Como quase tudo na vida...também no futebol a "ciência" determina o máximo possível de princípios lógicos que dêem expressão a uma qualquer acção técnica de execução...seja ela individual ou colectiva...
É como não deixar ao "Deus dará" a possibilidade de exercitar a "matemática das coisas"...reunindo actos somatórios e experimentados...procurando comprovar directivas técnicas que podem servir a "todos" na forma de dar corpo à modalidade que um dia me fez apaixonar...e de certo será uma paixão que morrerá junto de mim...
Mas caramba...convicto ainda hoje estou...que só a "ciência fria" não constroi as emoções ...
Esta foi aliás desde sempre a questão introspectiva que me confrontou...e me deu experiências para lá de um conhecimento retórico e calculado,mas sempre mais aliciante a cada passo...
Era como um vício...
Evoluir...evoluir...e ainda assim nunca deixar de puxar por mim...
Então e a "alma" ?
E aquilo que não se vê mas se sente?
E aquilo que as nossas "expressões faciais" denunciam muitas vezes...mas não se explicam há primeira vista?
Como "explicar" que cada ser é um ser...e pode também ser um executante" brilhante desta modalidade desportiva ?



Perguntas e mais perguntas...labirintos e mais labirintos que valeram a pena desmistificar...
Pois é...é isso...
Como nas outras modalidades todas...ou mesmo como digo no dia e dia de cada um de nós...temos que estar preparados para mostrar-mos o nosso melhor e ao mesmo tempo equacionar também sempre a possibilidade com que os outros se podem disponibilizar e nos surpreender com "algo" de novo...
E perante esta circunstância...temos que lhe "saber" dar as respostas adequadas não só no previsível...como também dentro do que "até pode" acontecer...
Creio mesmo que a "explicação normal" das coisas existe e é pertinente...mas a execução no risco...é o desafio que completa aquilo para o qual estamos "habilitados" a viver...e ou o tentamos...ou perdemos o "momento" para sempre...
Mal será se limitarmos as nossas escolhas a uma só atracção técnica obcecada numa essência só copiada...e sem o brilho cativante da genuinidade do que só está ao nosso alcance...através do tal desafio das emoções e da nossa vontade de concretizar...
Eu sei...eu sou repetitivo...
Mas que importa...
"...Só é repetitivo quem anda nos limites...ou ousa aproximar-se da perfeição..."(CNC)
Isso mesmo...
Atrevam o desafio no risco com a "mestria" de quem não o é...mas quem sabe até o possa ser...
O segredo para lá chegar...é o sonho...o atrevimento...e tentar não vacilar no medo de poder ser ainda mais feliz do que aquilo que num dado momento já o é...
Contraria o teu treinador ,o teu colega, ou quem quer que seja...num cálculo proporcional ao respeito entre a disciplina e a audácia da conquista por ti próprio...
Não deu hoje...tentas de novo amanhã...e fica descansado que treinador que verdadeiramente ama o futebol...não terá limites para o perdão de alguém que sabe ser equilibrado e que cumpre mais do que apenas sonha...
Ele fechará os olhos ao atrevimento pontual...nem que seja para sacudir os sapatos...ajeitar a "garbosa" gravata...ou depois sorrir após já teres olhado com a providencial preocupação disciplinar...
O risco é teu...e ele certifica-o...
(Pois...mas já sabes...não abuses...ok?)
Um enorme abraço aos meus ex.jogadores,amigos e também àqueles que através destes me dão o prazer de os conhecer...e no fundo a todos os "outros" que não simpatizando comigo... se deram à pachorra de estar a ler este enorme texto até ao fim...




Custódio Cruz