Afinal a vida foi,é...e será sempre um desafio na sequência sólida de percorrer caminhos que se ajustem à reflexão equilibrada e tolerante, onde os projetos nunca acabem, e se definam cada vez mais naquilo que queremos ser, e não no que os outros querem que nós sejamos...
Perceber que refletir e concluir são atos que não podem estar confinados apenas ao reflexo daquilo que experimentamos sozinhos, ou obcecadamente vemos nos outros,caindo assim na tentação de criar verdades absolutas agarradas a pressupostos com falta de equilíbrio identificativo da nossa própria vontade...
Não podemos nem devemos querer para os outros aquilo que foram momentos nossos,e ajustados apenas e só para nós próprios...
Fazer crescer é educar e tentar ser amigo,é procurar limar com valores acrescentados os passos próprios de uma imaturidade pela qual quando jovens naturalmente passamos,e ou se está bem atento,ou então ficamos apenas por nossa conta,e isso pode ser muito perigoso...
Sinto sinceramente que os "meus" me olham com a admiração de quem foi livre de escolher o seu próprio caminho,com responsabilidade e dispensando cópias comportamentais,mas entendendo que a partir de uma "base experimentada" também podemos ramificar genuinamente o nosso próprio"eu"...
Só se vive uma vez,e tirar originalidade a um ser,é limitar as emoções que estavam reservadas para cada um,e isso eu penso que não é justo...

Custódio Cruz

Aprender com a nossa sombra,e fixar os olhos em outras...

Aprender com a nossa sombra,e fixar os olhos em outras...
"...No dia em que me silenciarem a voz,não me apagarão os gestos,no dia em que me aniquilarem os gestos,nunca farão esquecer os meus sentimentos..." CustCruz

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Ser solidário...

Tencionava por uns dias efectuar uma pausa nestes meus "Voos nas asas do tempo"...
Porém...outros valores se levantaram na minha forma de estar na vida...que não se quadunam com princípios de indiferença perante aquilo que gosto... e mais do que isso... percebo e sinto muito bem por uma prática de vida que se me tem dado grandes alegrias...também não me tem poupado por vezes a enormes desilusões...
Afinal a vida é mesmo isso...e feita de isso mesmo....
Mas o certo é...que há acontecimentos que nos ferem mais na alma do que outros...e nos deixam marcas profundas para todo o sempre da nossa existência mental...
As pessoas na vida nunca precisam de "saber ser solidárias..."basta para isso deixar que o coração dê o mote...e depois olhar por exemplo para o seu passado... e recordar a dor ardente de uma desilusão provocada no seu destino de vida...
A Naval 1º de Maio não vai à grande"Festa do Jamor"...e por isso muito desiludido e mesmo incrédulo... saltei na procura de uma razão o mais lógica possível...e num exercício tão racional quanto minimamente aceitável...para que um sonho de muitos...se tivesse transformado num enorme pesadelo...
Comecei por "Voar nas asas do tempo..." e recordar-me da enorme tristeza que senti e sofri com algumas das equipas de futebol que estruturei e como sempre formei como autênticas famílias...isto aquando da minha passagem pelo futebol de formação deste clube...e que em épocas de comportamento de sonho... tiveram o condão estranho de se transformar e sempre num só jogo (o último...),num desespero de derrota cortante...e numa desilusão sem explicação possível de uma tal objectada lógica que nos pudesse no mínimo acalmar a alma...
Depois fui de Blog em Blog...e ao ver as imagens do resumo do jogo,da desilusão navalista e da festa flaviense no "Marcha do Vapor"...senti na pele o arrepio frustrante daquilo que já tinha vivido...e permanece como sombra de algo que perdoo à vida...mas nunca consigo deixar de esquecer...
Até porque afinal de contas...não se pode ganhar sempre...
Por isso...mais do que encontrar as tais explicações somativas de factos...prefiro fazer o que o meu coração aconselha...
Ficar aqui quietinho no meu canto... e mesmo assim sentir-me ao lado de quem agora sofre com o desaire... e como eu...também gosta mesmo da Naval 1º de Maio...e da Figueira da Foz...