Afinal a vida foi,é...e será sempre um desafio na sequência sólida de percorrer caminhos que se ajustem à reflexão equilibrada e tolerante, onde os projetos nunca acabem, e se definam cada vez mais naquilo que queremos ser, e não no que os outros querem que nós sejamos...
Perceber que refletir e concluir são atos que não podem estar confinados apenas ao reflexo daquilo que experimentamos sozinhos, ou obcecadamente vemos nos outros,caindo assim na tentação de criar verdades absolutas agarradas a pressupostos com falta de equilíbrio identificativo da nossa própria vontade...
Não podemos nem devemos querer para os outros aquilo que foram momentos nossos,e ajustados apenas e só para nós próprios...
Fazer crescer é educar e tentar ser amigo,é procurar limar com valores acrescentados os passos próprios de uma imaturidade pela qual quando jovens naturalmente passamos,e ou se está bem atento,ou então ficamos apenas por nossa conta,e isso pode ser muito perigoso...
Sinto sinceramente que os "meus" me olham com a admiração de quem foi livre de escolher o seu próprio caminho,com responsabilidade e dispensando cópias comportamentais,mas entendendo que a partir de uma "base experimentada" também podemos ramificar genuinamente o nosso próprio"eu"...
Só se vive uma vez,e tirar originalidade a um ser,é limitar as emoções que estavam reservadas para cada um,e isso eu penso que não é justo...

Custódio Cruz

Aprender com a nossa sombra,e fixar os olhos em outras...

Aprender com a nossa sombra,e fixar os olhos em outras...
"...No dia em que me silenciarem a voz,não me apagarão os gestos,no dia em que me aniquilarem os gestos,nunca farão esquecer os meus sentimentos..." CustCruz

terça-feira, 8 de junho de 2010

A sonhar com a nossa Figueira da Foz(Capítulo l)...


Todos temos limites e por isso todos precisamos de descansar...
Enfim...nada melhor que uma boa soneca para retemperar forças...e também dar largas a um sonho que não se transforme em pesadelo...mas pelo contrário...se possa fazer uso dessa circunstância subconsciente...para que quando se acordar se solte uma análise reflectida...de tudo aquilo que a sonhar conseguimos concretizar de forma livre...e com isso se experimente o desafio de transportar toda aquela filosofia de sonho...para um plano mais real e capaz de ser exequível...na projecção do bem estar de cada um e de todos nós...

Tudo isto a propósito de um sonho que tive a noite passada...

Vejam só onde fui parar!..

Deitado apareci num banco da central de camionagem junto à estação de caminhos de ferro...e acordado pelo frio do cair da noite...senti um silêncio e uma solidão de quem por ali não estava nada bem...

A única satisfação que tive no meio daquele impacto tão negativista...foi o "facto" de que até estava sozinho...e isso já não era nada mau...sobretudo sabendo eu que não são poucos os que experimentam aquela falta de aconchego de um lar...que lhes aqueça a alma e proteja o coração...

Mas afinal o que estou eu aqui a fazer...se tenho um "bunker"na Rua das Parreiras?...
Toca mas é de levantar e vamos para casa que se faz tarde....
Iniciei a caminhada com um boa noite à menina da gasolineira da BP...

Rua da Republica acima...contemplei a totalidade dos estabelecimentos ainda com as suas montras iluminadas...esperando o dia seguinte para provocar a azáfama de gente sedenta por compras na Zona Histórica da Figueira da Foz...

Mais a cima...que bela sede a da Naval 1º de Maio...com uma "fachada actual" fazendo lembrar o seu glorioso passado...

Quando fui a dar por ela...cheguei à Praça 8 de Maio e feliz me senti quando constatei que mesmo á noite eram visíveis os edifícios reconstruídos na penumbra de uma iluminação de brilho...que dignificava sobremaneira aquela praça e a nossa terra...

Pouco depois estava perto de casa e as lojas da Praça Velha já não estavam com taipais ou com escritos de venda...com telefones a preceito para uma qualquer negociata...
A imagem era de vitalidade e a prova disso estaria logo patente depois daquele noite que com o amanhecer do dia...focaria o protagonismo de uma praça com grande expressão comercial... que posicionada de frente e virada para o rio...sorria de olhos postos a sul...como que apreciando um quadro tão belo...quanto o seu real enquadramento com a frente ribeirinha da nossa cidade...
Pois é...
A minha casa é mesmo ali ao lado e por isso mesmo fui dormir agora sim no quentinho do meu canto...que por mais humilde que seja...é o sítio que dá a dignidade á minha alma...
E por isso continuei a sonhar...com o espírito de quem acredita que o mundo pode ser melhor se não pensar-mos só em nós...
Mas por hoje...fico por aqui...prometendo no entanto que amanhã vos conto como não parou este belo passeio pela nossa querida Figueira da Foz...
Se tiverem pachorra apareçam...
Boa noite!..