Afinal a vida foi,é...e será sempre um desafio na sequência sólida de percorrer caminhos que se ajustem à reflexão equilibrada e tolerante, onde os projetos nunca acabem, e se definam cada vez mais naquilo que queremos ser, e não no que os outros querem que nós sejamos...
Perceber que refletir e concluir são atos que não podem estar confinados apenas ao reflexo daquilo que experimentamos sozinhos, ou obcecadamente vemos nos outros,caindo assim na tentação de criar verdades absolutas agarradas a pressupostos com falta de equilíbrio identificativo da nossa própria vontade...
Não podemos nem devemos querer para os outros aquilo que foram momentos nossos,e ajustados apenas e só para nós próprios...
Fazer crescer é educar e tentar ser amigo,é procurar limar com valores acrescentados os passos próprios de uma imaturidade pela qual quando jovens naturalmente passamos,e ou se está bem atento,ou então ficamos apenas por nossa conta,e isso pode ser muito perigoso...
Sinto sinceramente que os "meus" me olham com a admiração de quem foi livre de escolher o seu próprio caminho,com responsabilidade e dispensando cópias comportamentais,mas entendendo que a partir de uma "base experimentada" também podemos ramificar genuinamente o nosso próprio"eu"...
Só se vive uma vez,e tirar originalidade a um ser,é limitar as emoções que estavam reservadas para cada um,e isso eu penso que não é justo...

Custódio Cruz

Aprender com a nossa sombra,e fixar os olhos em outras...

Aprender com a nossa sombra,e fixar os olhos em outras...
"...No dia em que me silenciarem a voz,não me apagarão os gestos,no dia em que me aniquilarem os gestos,nunca farão esquecer os meus sentimentos..." CustCruz

sábado, 11 de junho de 2011

Anónimos de estimação...


Gosto de visitar os blogs dos meus conterrâneos...tenho todo o interesse em tentar perceber as ideias dos outros...pois assim solidifico e associo-me à construção das mais válidas...ou sejam "aquelas" que no fundo nos podem fazer crescer pessoalmente e ao próprio meio onde vivemos...
Depois da minha ronda diária...desta vez terminei essa visita no Blog "Marcha do Vapor"...e como dei de caras com uma foto que me espevitou alguma emoção...fácil foi escrever umas quantas palavras...que nem juntas se definem de certo como um poema...nem "prosa construída de forma aritmética"...ou mesmo aquilo que quer que seja...e que nem eu por ignorância intelectual sei como definir...
Foram palavras...foram sentimentos...e apenas isso...
Quem a pretensão tivesse de as ler na procura intencional de algum tema polémico ou acintoso...ficaria desde logo limitado pela naturalidade com que estas nasceram...e se lhe apresentaram num "post"...onde se calhar para muitos até se revelou pouco convidativo a qualquer tipo de consideração...
A uma imagem das salineiras...e do sal da nossa terra...eu escrevi esperando a aprovação e publicação do Rogério Neves(proprietário deste blog):

Sal...

Salgado como a vida...
branco como a alma do povo...
É sal da minha terra...
que tempera de bem os que precisam...
É povo que ali vai...
É gente que ali vem...
Por tanto os reconhecer
e serem parte de nós...
De nós...
aqueles que mais sofrem
e sorriem ao mesmo tempo...
Salineiras da nossa Figueira...
símbolo de uma tradição...
sois como brisa de vento...
que sopra no meu coração...

Escrevi isto...afinal o que senti...apenas isto e nada mais...
Ao outro dia fiz a ronda de novo...e mesmo que quase me escapasse...reparei que estava outro comentário naquela foto de tradição e história das gentes da nossa Figueira...

Fui ler e confesso até com alguma curiosidade...e eis que me deparo com o seguinte comentário de um Anónimo :

"...è pena não se poder escrever no blog do Mister Cruz. Este rapaz tem um passado heroico e ninguém o houve , não acolhem o seu pensamento Mercadeiro, o que é uma pena. Acho que devia formar a " Fundação Mercado Fig Foz ". Tá na moda as Fundações e talvez assim o ouçam . Eu gosto muito do Mercado e gostava de vêr o Mister Cruz à frente do futebol da Naval...."
10 de Junho de 2011 00:06

Bom...nem me surpreendeu...pois já vivo há muito com coisas sem definição concreta e mesmo desajustadas da realidade...e também sempre emanadas de "rostos anónimos"...que pelos vistos não são heróis como eu...mas de certo aos quais muitos prestam especial atenção...e por isso mesmo deverão ser "figuras de proa"de um mundo a que pertenço...mas não tenho infelizmente a felicidade de os conhecer...
É verdade...no Blog do Mister Cruz...ninguém bota "faladura"...afinal pela simples razão com que o tal anónimo caractrizou a minha trajectória de vida...ou seja...a de um verdadeiro herói...
Já viu senhor anónimo...se sou um herói...mereço o "descanso dos guerreiros"...e mesmo até que siga uma filosofia construída por mim próprio...ainda aqui estou a dar-lhe trela...para aproveitar a amizade e pertinência das suas palavras.
Como costumo dizer...

"...Deus dê saúde aos críticos...sejam eles de que natureza forem...aos construtivos escutamo-los com atenção...aos outros...nunca os devemos depreciar...porque no dizer e contradizer...alguma coisa se há-de aproveitar..."

Com Fundação ou sem Fundação...fique aqui com este meu pensamento "Mercadeiro"...e não se preocupe se alguém me ouve ou não...
Sabe porquê?..
Porque você já o faz...e quem sabe...afinal até somos uma multidão...
Quem sabe se serão muitos a gostar do Mercado...e até muitos que gostariam de ver o herói a regressar à nossa Naval...
Sabe...a diferença entre aqueles que são verdadeiros Navalistas...e os "outros"...é a seguinte :

"...Uma coisa é sentir a Naval desde que se entra até que se sai...outra bem diferente...é amar a sua história e existência...desde o começo e até ao dia em que se morrer..."

Mas fique tranquilo...o herói até nem pode voltar...mesmo até que ande triste por "retalhado" numa alma que corre riscos no rumo...
Ainda assim... tenho causas enormes que me dão força...e que poderão ser transformadas em vitórias arrebatadoras...


Os respeitosos cumprimentos do Mercadeiro cá do sítio...

Custódio Cruz