Afinal a vida foi,é...e será sempre um desafio na sequência sólida de percorrer caminhos que se ajustem à reflexão equilibrada e tolerante, onde os projetos nunca acabem, e se definam cada vez mais naquilo que queremos ser, e não no que os outros querem que nós sejamos...
Perceber que refletir e concluir são atos que não podem estar confinados apenas ao reflexo daquilo que experimentamos sozinhos, ou obcecadamente vemos nos outros,caindo assim na tentação de criar verdades absolutas agarradas a pressupostos com falta de equilíbrio identificativo da nossa própria vontade...
Não podemos nem devemos querer para os outros aquilo que foram momentos nossos,e ajustados apenas e só para nós próprios...
Fazer crescer é educar e tentar ser amigo,é procurar limar com valores acrescentados os passos próprios de uma imaturidade pela qual quando jovens naturalmente passamos,e ou se está bem atento,ou então ficamos apenas por nossa conta,e isso pode ser muito perigoso...
Sinto sinceramente que os "meus" me olham com a admiração de quem foi livre de escolher o seu próprio caminho,com responsabilidade e dispensando cópias comportamentais,mas entendendo que a partir de uma "base experimentada" também podemos ramificar genuinamente o nosso próprio"eu"...
Só se vive uma vez,e tirar originalidade a um ser,é limitar as emoções que estavam reservadas para cada um,e isso eu penso que não é justo...

Custódio Cruz

Aprender com a nossa sombra,e fixar os olhos em outras...

Aprender com a nossa sombra,e fixar os olhos em outras...
"...No dia em que me silenciarem a voz,não me apagarão os gestos,no dia em que me aniquilarem os gestos,nunca farão esquecer os meus sentimentos..." CustCruz

sexta-feira, 3 de junho de 2011

A arte e a Figueira da Foz...nas mãos do senhor Tito da Mercearia Primorosa...(ao cuidado do senhor António Tavares...)


Não Dr.Tavares,não venho falar do Mercado,e também não o venho criticar pela negativa,bem pelo contrário...
Gostei há dias de uma "frase conceito" que proferiu num dado acontecimento cultural,e com a qual me identifico perfeitamente...
Dizia o Dr. mais palavra menos palavra :

"...que a melhor forma de se poder viver o teatro,é experimentar as suas sensações..."Pois bem,eu vou mais longe,e tenho como firme convicção que a melhor maneira de viver a vida é olhar para ela olhos nos olhos,e experimentar sempre em primeiro lugar as emoções que ela nos oferece para a podermos entender melhor e nos aproximarmos da enorme oportunidade que ela também nos concede,e também assim no sentido de podermos igualmente desfrutar da máxima felicidade que esta nos põe ao dispor...
Não Dr,tenha calma,eu não estou para lhe pregar nenhuma rasteira,sabe...hoje deu-me para isto,por um episódio que lhe vou contar e que de repente no instinto da minha "inteligência emocional"a associei à tal declaração que fez ao Diário de Coimbra,e isto a propósito da arte de representar.
Pois bem,ora cá vai.
Regressei a casa ao fim de umas longas horas depois do meu trabalho no Mercado da Figueira,e como a vida não está fácil e até gosto muito de fiambre,sabe,e é barato,pensei em jantar este precioso petisco com uns ovos estrelados e batatas fritas...
Pois é...acompanhado por as tais deliciosas fatias finas que aconchegavam o meu apetite, e se ajustava perfeitamente à capacidade da minha carteira,ora vai daí,fui à Mercearia Primorosa na Praça Velha,entrei...e como sempre lá estava o senhor Tito e a dona Preciosa,pedi 100 gramas de fiambre,e enquanto o senhor Tito as cortava na máquina,eu como sou um grandessíssimo coscuvilheiro fui observando uns quadros em tela que lá estão expostos,e fiquei maravilhado com a sensibilidade das suas execuções artísticas...
Não pense que sou pretensioso pelas minhas considerações,mas acredito nelas,e digo-lhe sinceramente que para mim aqueles quadros são um espanto...
Paguei as minhas continhas,e perguntei ao senhor Tito:
Olhe lá,de quem são estes quadros com vistas da Figueira da Foz que por ali estão expostos na prateleira?..
Diz-me o bom do senhor Tito,quase com medo de falar,que eram seus e pintados por si...
Fiquei quedo e espantado,e deixei o homem soltar-se na descrição da forma e no tempo em que ele executava aquelas autênticas obras debruadas de enorme criatividade e sensibilidade.
Se não percebia nada de pintura em termos técnicos,logo ali aprendi bastante...
Dizia ele:
Sabe senhor Custódio,à noite e quando vou daqui para relaxar, vou-me entretendo a pintar estes quadros,sabe,são pintados em acrílica,que é uma pintura sintética solúvel em água que pode ser usada em camadas espessas ou finas,permitindo combinar as técnicas da pintura a óleo e da aguarela...
Pois...pensei eu...entendi-te perfeitamente...
Mas afinal o "raio" do Merceeiro o que é que me estava para ali a dizer,pois seria possível que para além das suas virtudes técnicas de venda profissional,também conseguia transportar para as telas aquelas sombras refrescantes do Rio Mondego,combinadas com os dourados do cair da tarde?..
Chiça,este homem é um talento por divulgar...
Só pode...
Ou será que eu por não perceber nada disto estou equivocado ou a delirar,e pior ainda,mais não estou se não a ser agradável para com o Merceeiro da minha rua?..
Ná...estes quadros tocam-me especialmente...
É certo que adoro a nossa Figueira da Foz,mas acho que estão com uma tal expressão de cariz emocional que faz agarrar os meus olhos a sentimentos que já vivi,e que ali estão vivos e muito reais na vontade com que os aprecio e sinto...
Olha..olha...já estava perdido na minha mente quando o senhor Tito agora mais entusiasmado acrescentava mais uma história de vida...
Sabe...agora há dias entrou aqui o pintor Mário Silva,e ficou deliciado com o meu trabalho,propondo-me mesmo que um dia destes trocava comigo um seu quadro,pois também ficou admirado como eu conseguia fazer pintura deste tipo com acrílica...
Sim...sim...disse eu...
Dei-lhe os parabéns,e fui para casa,peguei no fiambre e coloquei-o no frigorífico,pois o jantar tinha que ficar para mais tarde,pois vou primeiro "desabafar" para o meu computador...
Sentei-me,e só me aparecia na memória aqueles magníficos quadros,e a imagem simples de um verdadeiro figueirense que quando lhe deram a oportunidade de falar desta sua faceta o fez de brilho nos olhos e orgulho no coração,e pensei:
Será que se eu fizer aqui no meu blog um texto sobre esta história,o Dr.Tavares,que sei que é um individuo de sensibilidade cultural,até dá um salto à Mercearia Primorosa e concede uma oportunidade a este homem do povo para expor a sua arte no CAE?..
Pois é...só eu mesmo para pensar que as coisas são assim,afinal de contas...o Dr.tem muito mais que fazer do que passar os olhos no meu blog e ler este texto...e mesmo que alguém lho diga,que crédito têm as palavras de um vendedor de pantufas?..
Bem,mas quem sabe até resulta,e ele a pretexto talvez da compra de umas fatiazitas de fiambre,e enquanto o senhor Tito as corta na máquina se "experimenta" com o seu olhar e sensibilidade naquelas tais emoções,e quem sabe também vão ao encontro do que aqui descrevi,quem sabe...
Pronto acabei...
Acabei não...depois das agradáveis surpresas que figueirenses como o Luís Pinto(tenor),o João Pelicano(documentários cinematográficos),e por exemplo também o Pedro Cruz(na fotografia),dou-me com as minhas "pretensiosas" sensibilidades a divulgar o senhor Tito da Mercearia Primorosa...
OK..
Olhem...sabem o que vou fazer?..
Vou colocar este texto no meu blog,tirar uma cópia a cores e meter por baixo da porta da mercearia para o senhor Tito ficar contente,e "sonhar" que o Vereador da área da cultura na nossa Autarquia não tenha ressentimentos de outras lutas, e dê uma oportunidade à Figueira e ao senhor Tito de mostrar a muitos como a nossa terra é realmente bonita nas mágicas telas desta minha descoberta circunstancial...
Bem,descoberta minha salvo seja,pois também o Pintor Mário Silva se encantou com o que viu...
Epa...ó Custódio...vê mas é se acordas...já são quase 22 horas e ainda não foste comer os ovos estrelados com fiambre e batatas fritas...
Se calhar aqueles quadros até nem valem nada,e o melhor daquela Mercearia Histórica da Figueira da Foz é mesmo o fiambre que o mestre Tito consegue cortar na sua diabólica máquina...
Pronto agora sim,já desabafei tudo...
Há é verdade,vou também guardar este meu testemunho escrito no meu capítulo de um livro que talvez um dia escreva sobre as descobertas daquilo que já existe à muito tempo como experiência das nossas sensações...
Pronto sou um vaidoso,não façam caso...


Então até há próxima...

Custódio Cruz