Afinal a vida foi,é...e será sempre um desafio na sequência sólida de percorrer caminhos que se ajustem à reflexão equilibrada e tolerante, onde os projetos nunca acabem, e se definam cada vez mais naquilo que queremos ser, e não no que os outros querem que nós sejamos...
Perceber que refletir e concluir são atos que não podem estar confinados apenas ao reflexo daquilo que experimentamos sozinhos, ou obcecadamente vemos nos outros,caindo assim na tentação de criar verdades absolutas agarradas a pressupostos com falta de equilíbrio identificativo da nossa própria vontade...
Não podemos nem devemos querer para os outros aquilo que foram momentos nossos,e ajustados apenas e só para nós próprios...
Fazer crescer é educar e tentar ser amigo,é procurar limar com valores acrescentados os passos próprios de uma imaturidade pela qual quando jovens naturalmente passamos,e ou se está bem atento,ou então ficamos apenas por nossa conta,e isso pode ser muito perigoso...
Sinto sinceramente que os "meus" me olham com a admiração de quem foi livre de escolher o seu próprio caminho,com responsabilidade e dispensando cópias comportamentais,mas entendendo que a partir de uma "base experimentada" também podemos ramificar genuinamente o nosso próprio"eu"...
Só se vive uma vez,e tirar originalidade a um ser,é limitar as emoções que estavam reservadas para cada um,e isso eu penso que não é justo...

Custódio Cruz

Aprender com a nossa sombra,e fixar os olhos em outras...

Aprender com a nossa sombra,e fixar os olhos em outras...
"...No dia em que me silenciarem a voz,não me apagarão os gestos,no dia em que me aniquilarem os gestos,nunca farão esquecer os meus sentimentos..." CustCruz

domingo, 26 de junho de 2011

Se há "solidariedade total" entre os concessionários do Mercado da Figueira ? (Não sabia...mas quis testar...)


Se um dia destes...alguém amigo me assemelhava a um político...e outro achava por sua vez que pelo andar da carruagem corria o risco de ficar sozinho nessa missão...


Bom...e porque tenho a consciência da luta em que me meti desde há quatro anos para cá...seria sempre prudente que a uma constatação...não menosprezá-se a análise de quem experiente e observando de fora...me alertava para os perigos de um desafio muito mais complicado do que aqueles que tinha tido até agora e ao longo dos meus já cinquenta anos de vida...


De facto não me têm sido estranhos os desenvolvimentos de autênticos"quebra cabeças"...e até pelo contrário me recordam "outros tempos" em que o futebol para mim não era o mais que tudo...e a força das minhas convicções por convergirem numa almejada unidade de conceitos e objectivos de pessoas e bens...me traziam vitórias arrebatadoras que surpreendiam tudo e todos...mas menos a mim próprio...que por viver constantemente o sonho de vencer...quando o consiguia já estava rotinado nas emoções...e reajia com a naturalidade de um vencedor nato...


Pois...não sou nada modesto...mas muito mais pelo teor do meu conceito de vitória...do que da humilhação na derrota de quem quer que seja...


Por isso...observava e observo constantemente um grupo de pessoas no Mercado da Figueira...onde pretendem a todo o custo criar alicerces para os temores do tal meu amigo...e que ultimamente até conseguiram ludibriar a opinião pública de que de facto eu já era...pelo sentido de oportunidade de jogos de poder...onde "estão sozinhos"... mas solidários com quem tem interesses económicos ou políticos e procura condicionar uma estratégia que sirva "todos" e não "alguns"...


O certo é que eu não os tinha perdidos da vista...nem tenho ainda...pois quem o fez também o volta a fazer...e se ultimamente têm e de que maneira complicado a defesa dos interesses dos concessionários e do espaço tradicional da Figueira...não é menos verdade que me tornam ainda mais convicto nas minhas acções em prol da defesa dos interesses colectivos e não individuais...


Assim e casualmente no meu dia de aniversário...não me coibi de perder alguma tranquilidade até merecida pela data cinquentenária que perfazia naquele dia...e não fui de modas...bem ao meu estilo dirigi-me frontalmente a todos os concessionários e "desafiei-os a assumirem"...estando todos aqueles que "comigo concordavam" e por volta das 13horas num determinado local deste espaço comercial...de forma visível e solidária...para dissipar dúvidas quanto à força da minha liderança à frente da Associação de Comerciantes do Mercado Engenheiro Silva da Figueira da Foz...


Eram 13 horas...uma avalanche de povo convergiu para junto do módulo da Lusiaves...não tive tempo para pensar...e gritei palavras de ordem que orientam e sempre orientarão a minha forma de estar na vida...


Soltaram-se aplausos sonoros e arrebatadores...de uma solidariedade sem precedentes dentro daquele Mercado... de seguida cantaram-me os parabéns pela data invocada...e distinguiram-me com palavras de incentivo...beijos...apertos de mão e abraços fortes...num sinal inequívoco de apoio...para que continue ao leme e ao fim de quatro anos consecutivos...


Volto a referir...não humilhei os adversários que até a nós se juntaram...mas pelo contrário quis mostrar e quis saber por onde andava a unidade dos comerciantes desta "Sala de Visitas"da nossa terra...que se aproximam cada vez mais de "momentos decisivos"... onde os seus futuros podem ser jogados de forma arbitrária e perigosa...


Reforcei mais uma vez a minha posição no lugar que ocupo por opção própria...e reafirmei ao mesmo tempo a responsabilidade na defesa dos interesses de todos e sem qualquer excepção...


Um dia de grandes emoções...e um dia também onde como já o disse nada me foi estranho...e no inverso o reafirmo como o mais natural do mundo para quem vive as emoções ao rubro...e não tem temores de qualquer espécie...


Se se abriram bocas de espanto pelo "modus operandi"?..


Acho que sim...mas os resultados foram os melhores...aliás como sempre...


Se os concessionários do Mercado têm solidariedade total ?


De certeza de que muito mais do que na instituição pública Câmara Municipal...ou em outras estruturas de "natureza política"...e que em minha opinião andam pelas ruas da amargura...




Custódio Cruz