Afinal a vida foi,é...e será sempre um desafio na sequência sólida de percorrer caminhos que se ajustem à reflexão equilibrada e tolerante, onde os projetos nunca acabem, e se definam cada vez mais naquilo que queremos ser, e não no que os outros querem que nós sejamos...
Perceber que refletir e concluir são atos que não podem estar confinados apenas ao reflexo daquilo que experimentamos sozinhos, ou obcecadamente vemos nos outros,caindo assim na tentação de criar verdades absolutas agarradas a pressupostos com falta de equilíbrio identificativo da nossa própria vontade...
Não podemos nem devemos querer para os outros aquilo que foram momentos nossos,e ajustados apenas e só para nós próprios...
Fazer crescer é educar e tentar ser amigo,é procurar limar com valores acrescentados os passos próprios de uma imaturidade pela qual quando jovens naturalmente passamos,e ou se está bem atento,ou então ficamos apenas por nossa conta,e isso pode ser muito perigoso...
Sinto sinceramente que os "meus" me olham com a admiração de quem foi livre de escolher o seu próprio caminho,com responsabilidade e dispensando cópias comportamentais,mas entendendo que a partir de uma "base experimentada" também podemos ramificar genuinamente o nosso próprio"eu"...
Só se vive uma vez,e tirar originalidade a um ser,é limitar as emoções que estavam reservadas para cada um,e isso eu penso que não é justo...

Custódio Cruz

Aprender com a nossa sombra,e fixar os olhos em outras...

Aprender com a nossa sombra,e fixar os olhos em outras...
"...No dia em que me silenciarem a voz,não me apagarão os gestos,no dia em que me aniquilarem os gestos,nunca farão esquecer os meus sentimentos..." CustCruz

sexta-feira, 6 de abril de 2012

Alma lusitana pelas ruas da amargura...

Até já enjoa para quem me conhece e mesmo não me conhece tão bem...o repetir uma verdade talvez surpreendente de que estou perfeitamente "afastado da bola"...
Apesar disso, até sabia casualmente que o Sporting que também por acaso é o segundo clube nacional da minha simpatia,mas só isso e nada mais...tinha ontem a missão de defender a "honra lusitana" nas competições europeias...
Telefonei como é normal àquela hora para a Andreia Cruz que me disse que os "leõeszitos de 2011/2012" iam vencendo por 1-0...
Ok...por mim estava-se bem...por ela estava na maior...
Entretanto cheguei à "Emanha Gelataria" para conferir o meu descafeinado e ia-me "gelando de nervos" com "uma cena" que atesta perfeitamente o quanto rivalidades de um País pequenino em quase tudo nos fazem estar na merda de uma falta de identidade que é de bradar aos céus...
Paguei na caixa...deram-me a chávena e eu sentei-me logo ali apenas um minuto para deliciar aquele néctar depois da "janta"...
Olho para uma das televisões e reparo que o Sporting já está empatado...ora gaita penso eu...mas ainda assim em vantagem na eliminatória...
Enquanto coloco o adoçante e mexo aquele"chá negro"...chutam uma bola para a área verde e branca...no meio do maralhal reclama-se penalti...e numa mesa ali mesmo à minha frente salta um pai perante três filhos e impelido como que por uma mola, convicto de uma clara infracção...
Claro também como reflexo desta "atitude pedagógica" do progenitor, os três "putos" e perante algum inconformismo inicial na demora da marcação da vontade do papá...explodem logo a seguir no júbilo do fatalismo que poderia complicar a vida à equipa portuguesa(até mesmo que como outras tresande de estrangeiros)...
Envergonhado o chefe de família olhou em redor, e exclamou hipócritamente perguntando à "putalhada" se afinal de contas eles eram do Metalist ou da equipa portuguesa...
Pensei eu...é preciso ter lata...dá o exemplo e agora reclama ?
Pronto...eu respeito as posturas de cada um...e mesmo até "a daqueles" que do Sporting não eram de certeza...
Mas se por um lado vai contra os meus princípios de sentido moral e pedagógico que coloco sempre à frente e em qualquer circunstância que tenha a ver como o meu País...mais me chocou "a lata e o cinismo" de um pai que tentou dar uma imagem social "depois" e perante os presentes que não estava em conformidade com "o antes" da sua reacção pura e espontânea, e que traduzida se revelou um veneno doentio contra o Sporting Clube de Portugal...
Não foi por nada ...juro...mas revoltado e no escasso tempo da marcação dessa grande penalidade...fechei os olhos...rodei a cabeça...concentrei-me e fiz uma enorme força para que o penalti fosse falhado...
Abri os olhos e "catrapumba"...já foste...rejubilei em silêncio...
Os "putos" atiraram-se ao chão em desespero...e o tal pai que estava a comer um geladinho "fresquinho" nem se mexeu e nem "mugiu"...sentindo de certo um frio comprometedor na base dos intestinos...
Já eu levantei-me da cadeira e pirei-me em silêncio e a rir com os meus botões...dando de seguida e cá fora de caras com "o Petinga"...que me perguntou porque me estava a rir e de quê?
Ainda mais sorri...e surpreendido pela pergunta disse-lhe que o tinha aprendido com ele...
Dei-lhe 0.50 cêntimos e ele exibindo a sua gargalhada a preceito lá ficou a falar sozinho...
Se calhar como "o outro"...que não sei que história vai agora inventar para adormecer os filhos...
Pela Cândido dos Reis a baixo,e continuando mudo mas muito satisfeito perguntei a mim mesmo: Porra...será que tenho "poderes sobrenaturais" quando estou com raiva de alguém...
Sinceramente acho que não...pois isso seria tirar mérito a uma enorme defesa do Rui Patrício...
Agora que eu fiz uma força fora do comum...lá isso foi verdade...
Chego a casa e corro para o computador para saber se esse "meu esforço" tinha valido a pena...e dou de caras com um comentário de um ex.jogador meu,que no seu bom estilo perspicaz e inteligente caractrizava o estado de alma de hoje dos Sportinguistas como um acréscimo ás alegrias que o Benfica lhes tinha dado na véspera...
Bom confirmei o que em interessava e também achei graça à piada...mas confesso infindou o meu inconformismo de "Alma Lusitana"...





Custódio Cruz